Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.date.accessioned2024-06-18T12:08:06Z
dc.date.available2024-06-18T12:08:06Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationGRUTZMANN, T. P.. A formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processo. Formiga: MultiAtual, 2024. v. 1. 114p . Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742055. Acesso em: 15 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-6009-059-0
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13274
dc.description.abstractO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa interligando Matemática e Teatro, duas importantes áreas da educação. O objetivo era investigar como as atividades e os jogos cênicos podem contribuir na formação docente durante o curso de Licenciatura em Matemática, através da vivência, preparação e execução de aulas mais criativas e que promovam a interação entre professor e alunos. Baseado na teoria de Spolin sobre Jogos Teatrais foram elaborados oito encontros com a turma, onde diferentes atividades foram desenvolvidas. Entre elas, jogos cênicos que exploraram o relacionamento em grupo, concentração, expressão corporal e vocal, além de jogos nos quais houve a aplicação direta de conteúdos matemáticos. Ainda, a leitura de um artigo sobre educação matemática, abordando o ensino através da encenação das histórias do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e a leitura de uma peça teatral que abordava conhecimentos de lógica formal e discussão sobre os temas trabalhados. Utilizaram-se diferentes instrumentos de coleta de dados como a redação de textos e de peças teatrais, questionários, entrevistas, todos estes realizados com os acadêmicos e também o diário de aula da pesquisadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEd. MultiAtualpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processopt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10633124
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem