Mostrar el registro sencillo del ítem
A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil
dc.creator | Elert, Cristiane Winkel | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T12:37:54Z | |
dc.date.available | 2024-06-19T12:37:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ELERT, C. W. ; GRUTZMANN, T. P. ; ALVES, A. M. M. A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil. In: Educação: as principais abordagens dessa área V.02. São José dos Pinhais: SEVEN, 2023, v. 1, p. 49-59. Disponível em: http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/380. Acesso em: 15 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13279 | |
dc.description.abstract | A possibilidade de vivenciar a Matemática a partir da literatura infantil é o tema deste artigo. O objetivo é analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 23 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada no município de Pelotas/RS. Este trabalho é um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem qualitativa, na qual serão analisadas diferentes propostas para o ensino de matemática com o uso de literatura, a partir do livro Dez Sacizinhos,da autora Tatiana Belinky. Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2022. Os referenciais teóricos utilizados apresentam a contação de histórias como algo que encanta e permite à criança compreender o mundo que a cerca, assim podemos utilizar esta vivência mágica também nas aulas de Matemática. Desta forma as crianças passam a vivenciar e melhor compreender os conceitos matemáticos. Até o presente momento percebeu-se que, através das histórias e de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças construíram noção de quantidade, realizaram cálculos simples de adição e subtração, além de compreenderem que a dezena pode ser construída de diferentes formas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. SEVEN | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.title | A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The story of the ten little sacs: an experience in mathematics through children's literature | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-005 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |