dc.creator | Stallbaum, Letícia Altenburg | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T11:08:25Z | |
dc.date.available | 2024-06-20T11:08:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | STALLBAUM, L. A. ; GRUTZMANN, T. P. ; ALVES, A. M. M. . Literatura e Alfabetização Matemática: um estudo do tipo Estado do Conhecimento. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Universo da Matemática: Teorias e Aplicações - Volume 1. Formiga: MultiAtual, 2023, v. 1, p. 8-24. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13298 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito da Licenciada em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Seu objetivo foi localizar e analisar dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir de uma busca com as palavras chaves Literatura e Alfabetização Matemática, segundo a metodologia proposta por Morosini, Santos e Bittencourt (2021). Foram inicialmente encontrados 38 trabalhos sendo reduzidos, a partir da metodologia proposta pelas autoras, a duas categorias, com quatro trabalhos, aqui discutidos. Os resultados dos estudos analisados revelaram que a utilização de livros infantis no ensino de Matemática é uma metodologia viável, permitindo que os alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental desenvolvam uma base sólida de conhecimento e contribuindo para que se tornem
cidadãos críticos, criativos e ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, ressalta-se nesse artigo a importância
dos estudos sobre o uso da literatura infantil aliada ao ensino de conceitos matemáticos, fundamentais para a estruturação do pensamento lógico-matemático na criança. Utilizar as histórias faz com que o aluno reorganize seu pensamento, abrindo novas
possibilidades para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. MultiAtual | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | State of knowledge | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.title | Literatura e Alfabetização Matemática: um estudo do tipo Estado do Conhecimento | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |