Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorStallbaum, Letícia Altenburg
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorAlves, Antônio Maurício Medeiros
dc.date.accessioned2024-06-20T11:08:25Z
dc.date.available2024-06-20T11:08:25Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSTALLBAUM, L. A. ; GRUTZMANN, T. P. ; ALVES, A. M. M. . Literatura e Alfabetização Matemática: um estudo do tipo Estado do Conhecimento. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Universo da Matemática: Teorias e Aplicações - Volume 1. Formiga: MultiAtual, 2023, v. 1, p. 8-24.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13298
dc.description.abstractEste artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito da Licenciada em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Seu objetivo foi localizar e analisar dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir de uma busca com as palavras chaves Literatura e Alfabetização Matemática, segundo a metodologia proposta por Morosini, Santos e Bittencourt (2021). Foram inicialmente encontrados 38 trabalhos sendo reduzidos, a partir da metodologia proposta pelas autoras, a duas categorias, com quatro trabalhos, aqui discutidos. Os resultados dos estudos analisados revelaram que a utilização de livros infantis no ensino de Matemática é uma metodologia viável, permitindo que os alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental desenvolvam uma base sólida de conhecimento e contribuindo para que se tornem cidadãos críticos, criativos e ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, ressalta-se nesse artigo a importância dos estudos sobre o uso da literatura infantil aliada ao ensino de conceitos matemáticos, fundamentais para a estruturação do pensamento lógico-matemático na criança. Utilizar as histórias faz com que o aluno reorganize seu pensamento, abrindo novas possibilidades para a aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEd. MultiAtualpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.titleLiteratura e Alfabetização Matemática: um estudo do tipo Estado do Conhecimentopt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem