• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ
  • PPGZ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ
  • PPGZ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação do comportamento ingestivo e desempenho de cordeiros em dois sistemas alimentares (creep feeding x campo nativo)

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Jozieli_Quevedo_Tamara.pdf (767.5Kb)
Fecha
2024-01-30
Autor
Tâmara , Joziéli Quevedo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o comportamento ingestivo e o desempenho de cordeiros criados em diferentes sistemas alimentares (creep feeding x campo nativo) e o desempenho final das matrizes. Neste estudo foram utilizados 24 cordeiros cruzas distribuídos de modo inteiramente casualizado em dois grupos experimentais sob diferentes sistemas de alimentação. Os animais do grupo 1 eram cordeiros mantidos com as mães em campo nativo e suplementados com alimento concentrado em sistema creep feeding pelo período de 90 dias, e os cordeiros do grupo 2 foram mantidos somente em campo nativo com suas mães pelo mesmo período que o grupo 1. Foram realizadas 7 avaliações do comportamento ingestivo de 3 cordeiros-teste de cada sistema, sendo efetuadas a cada 15 minutos, analisando-se as atividades de ruminação, amamentação, acesso ao cocho (somente no grupo em sistema creep feeding), pastejo, ócio e ingestão de água, anotando-se a atividade que estava sendo realizada no momento. Além disso, era monitorado o tempo de acesso ao cocho. Os cordeiros foram avaliados quanto ao ganho médio diário e ao peso final. As matrizes tiveram seu escore de condição corporal estimado no início e fim do experimento. Os cordeiros mantidos em sistema de creep feeding pastejaram menos vezes que os cordeiros mantidos em campo nativo. O pastejo foi a atividade que demandou maior tempo dos cordeiros do grupo campo nativo, já no grupo creep feeding a atividade que ocupou maior parte do tempo dos cordeiros foi o ócio. Os animais do grupo creep feeding apresentaram ganho médio diário maior que o grupo campo nativo. O grupo creep feeding também destacou-se com maior média de peso final. As matrizes do grupo creep feeding obtiveram maior escore de condição corporal do que as matrizes do grupo campo nativo. Portanto, o sistema alimentar ao qual os cordeiros são submetidos influencia no comportamento ingestivo e desempenho dos mesmos, bem como no desempenho das matrizes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13601
Colecciones
  • PPGZ: Dissertações e Teses [225]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV