• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A História e os Desafios das Mulheres Cientistas da Química e a Proposição de Atividades de Formação e de Ensino

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Andressa_Soares_Bento.pdf (1.786Mb)
Fecha
2024-02-28
Autor
Bento, Andressa Soares
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que discute as relações entre diversidade de gênero e a Química e tem como base a abordagem metodológica o estudo de caso múltiplo, ao analisar dois grupos diferentes. Portanto, são apresentados dois objetivos gerais: Analisar a perspectiva e desafios de mulheres na área da Química em contextos contemporâneos, por meio de um estudo de caso com as mulheres atuantes no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e analisar atividades de ensino que possuem como tema a discussão da diversidade de gênero e mulheres na Ciência, e a importância do tema para a formação docente para a diversidade, no componente curricular de História e Filosofia no Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Química na UFPel. A metodologia de análise de dados contou com o apoio da Análise textual discursiva, que permitiu o desenvolvimento de quatro categorias do primeiro caso: Adotei uma postura para sobreviver ao meio masculino; Bom, se essas mulheres conseguiram, eu consigo!; Às vezes eu não me sinto boa nem como mãe, nem como pesquisadora; e A gente só muda cultura com ensino e educação. Enquanto o segundo caso possui duas categorias emergentes: Formação docente para a diversidade: propostas e discussões; e Conhecimentos de docentes em formação sobre diversidade de gênero na Ciência. Como resultado do primeiro caso, identificamos que o meio acadêmico ainda é hostil às mulheres e permeado por conflitos; que a representatividade embora importante não é subsídio suficiente para uma posição de igualdade, mesmo entre mulheres, pois a competitividade feminina é muito presente; e que a maternidade possui impactos na carreira, assim como a carreira impacta na decisão de ter ou não filhos. Os resultados também permitem discutir pontos que envolvem o assédio moral e/ou sexual no ambiente acadêmico, presente na trajetória da maioria das pesquisadoras, o que reflete em suas considerações sobre a necessidade de formar profissionais atentos às questões de gênero e diversidade. Enquanto no segundo caso, os resultados são positivos, principalmente do potencial mobilizador das questões de gênero na formação docente, fornecendo subsídios para o desenvolvimento dessa discussão no ensino básico; assim como existe um déficit no conhecimento de cientistas mulheres na História da Ciência que pode estar relacionada com a maneira da representação – e representatividade – dessas cientistas, como nos livros didáticos e na Universidade. Por fim, é possível identificar semelhanças entre esses dois grupos que identificam problemáticas da mulher na Ciência, da qual a Química faz parte, o que assinala a importância de mais e de novos estudos e atividades de ensino envolvendo as questões de gênero e diversidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13818
Colecciones
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV