dc.creator | Rossales, Matheus Kleinicke | |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:33:08Z | |
dc.date.available | 2024-09-24 | |
dc.date.available | 2024-09-24T20:33:08Z | |
dc.date.issued | 2024-08-01 | |
dc.identifier.citation | ROSSALES, Matheus Kleinicke. Estratégias de ensino na formação dos professores: análise das práticas educativas na Revista Brasileira de educação em Geografia. Orientadora: Liz Cristiane Dias. 2024. 191 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14112 | |
dc.description.abstract | The dissertation deals with research into the context of teacher training using the “Revista Brasileira de Educação em Geografia” (RBEG) as an object of study. It seeks to discuss the universe of educational practices and inventory whether the teaching and learning strategies of these practices promote geographic learning. The bases of this research come from the activities developed during the undergraduate period, thus, the investigation proposes to advance the discussions held since the author's period as a graduate student. The text is categorized into speech, introduction, theoretical foundation, methodological research path, results and discussions and final considerations. The methodological paths addressed the characteristics of qualitative research focused on structured interviews and content analysis, detailing data collection through its stages and data processing. With the information on educational practices cataloged through the magazine, it was possible to map these teaching and learning strategies, thus opening up the possibility of inferring and interpreting how these activities were developed in the universe of educational practices. Regarding the central question that is the cornerstone of this scientific investigation, we saw through the results generated a diversity of methodological proposals that were successful in basic education and higher education. Regarding the specific objectives, the following was evident throughout the investigation: a mapping of what has been produced in the context of RBEG's educational practices; the repertoire of teaching strategies used by educational practices was presented; an analysis focused on the relationship between geography skills and abilities with the BNCC took place; and discussed the relevance of training processes in the educational practices analyzed.
SILVA, Gérson Brezola da. Permanências e rupturas no pequeno comércio: um estudo das mercearias e fruteiras do bairro Bom Fim, Porto Alegre/RS. 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação dos professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino na formação dos professores: análise das práticas educativas na Revista Brasileira de Educação em Geografia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5267211372053473 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação trata de uma pesquisa sobre o contexto da formação dos professores utilizando como objeto de estudo a “Revista Brasileira de Educação em Geografia” (RBEG). Busca discutir o universo de práticas educativas e inventariar se as estratégias de ensino e de aprendizagem dessas práticas promovem a aprendizagem geográfica. As bases dessa pesquisa advêm das atividades desenvolvidas durante o período da graduação, assim, a investigação propõe avançar nas discussões realizadas desde o período do autor como licenciando. O texto está categorizado em lugar de fala, introdução, fundamentação teórica, percurso metodológico da pesquisa, resultados e discussões e considerações finais. Os caminhos metodológicos abordaram as características de uma pesquisa qualitativa focada na entrevista estruturada e análise de conteúdo, esmiuçando a coleta de dados por meio de suas etapas e o tratamento dos dados. Com as informações das práticas educativas catalogadas através da revista, foi possível fazer um mapeamento destas estratégias de ensino e aprendizagem, assim, abrindo a possibilidade de inferir e interpretar como estas atividades foram desenvolvidas no universo das práticas educativas. Em relação a pergunta central que é a pedra fundamental desta investigação científica, vimos através dos resultados gerados uma diversidade de propostas metodológicas que tiveram êxito na educação básica e ensino superior. No que concerne os objetivos específicos, foi evidenciado ao longo da investigação: um mapeamento do que vem sendo produzido no contexto das práticas educativas da RBEG; foi apresentado o repertório de estratégias de ensino empregues pelas práticas educativas; ocorreu uma análise voltada a relação das competências e habilidades da geografia com a BNCC; e discutido a relevância dos processos formativos nas práticas educativas analisadas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |
dc.subject.cnpq1 | GEOGRAFIA | pt_BR |