Obra, crítica e projeção literária de Mia Couto: a multiplicidade de um escritor entre fronteiras
Abstract
Esta tese investiga como Mia Couto, um escritor originário e residente de um país
africano, tornou-se um dos maiores expoentes no âmbito literário, especialmente no
Brasil e em Portugal. Para compreender a amplitude e a penetrabilidade da literatura
miacoutiana, leva-se em consideração uma série de fatores que contribuíram para a
ascensão e a projeção internacional. A tese acompanha, também, a sua trajetória e
a carreira literária, identificando como ocorre a introdução e seu percurso no
universo literário, e descreve os aspectos relevantes que impulsionaram o alcance, a
visibilidade e o reconhecimento de sua obra. Para isso, articula três importantes
pilares – mercado literário, estudos acadêmicos e obras – para o desenvolvimento
deste trabalho. Em primeiro lugar, salienta as condições e as influências do mercado
literário interno e externo, a inserção de sua obra em outros países e a recepção do
público leitor; após, apresenta um levantamento de dissertações e teses em
universidades brasileiras e portuguesas para determinar como essa literatura vem
sendo estudada ao longo dos anos, destacando, entre outros pontos, os temas
originais e recorrentes; e, por fim, analisa os títulos publicados até o momento,
considerando as principais temáticas observadas nas pesquisas, ressaltando as
características mais significativas da sua escrita. Vários teóricos e intelectuais são
utilizados como referências, sobretudo dos Estudos pós-coloniais, como Homi
Bhabha, Kwame Appiah, Thomas Bonnici, Stuart Hall, Edward Said e outros, e ainda
acrescentam-se às discussões trabalhos de alguns pesquisadores contemporâneos
direcionados às literaturas africanas, especificamente à moçambicana, como Ana
Mafalda Leite, Benjamin Abdala Júnior, Francisco Noa, Patrick Chabal, Vanessa
Riambau Pinheiro, Nazir Ahmed Can, entre outros, e aqueles que se dedicaram a
examinar mais detalhadamente a produção miacoutiana: Carmen Lucia Tindó
Ribeiro Secco, Rita Chaves, Maria Nazareth Soares Fonseca, Maria Zilda Cury,
Fernanda Cavacas, Tania Macêdo, Inocência Mata, Maria Aparecida Santilli e
outros, bem como entrevistas e palestras do próprio autor com o objetivo de explorar
novas formas de abordagens e revisitar a fortuna crítica acadêmica, dando maior
ênfase às teses: A autointertextualidade na obra ficcional de Mia Couto: história,
crítica e análise, de Ana Cláudia da Silva, de 2010, e Crítica acadêmica das
literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil: um estudo de teses produzidas
no período de 2013 a 2017, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da
Capes, de Eni Alves Rodrigues, de 2020, que complementaram o mapeamento da
pesquisa desta tese e a análise da obra.