Saberes e identidades docentes no desafio pré universitário popular

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Data
2023-07-28Autor
Andrade, Leonardo Pinheiro de
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Nesta dissertação, o objetivo identificar a aquisição de saberes docentes e a construção da identidade docente no contexto do Desafio Pré-Universitário Popular. . O Desafio Pré-Universitário Popular é atualmente um Projeto Estratégico de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lotado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), que permite a atuação de extensionistas como professores e professoras nas áreas de saber que são requisitos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para esta investigação, utilizou-se a pesquisa de campo qualitativa, usando como metodologia a Análise Temática (BRAUN; CLARKE, 2006), tendo como contexto o projeto de extensão Desafio Pré-Universitário Popular, ao serem entrevistados onze docentes que participaram durante a sua formação inicial em licenciatura, entre o período de 2015 e 2020. A fundamentação teórica teve como embasamento os autores e autoras Thum (2000), Pereira (2007) e Silva (2017) sobre os cursos populares de ingresso ao Ensino Superior; Freire (2016; 2017; 2021a; 2021b) princípios da educação popular; e Tardif (2014) como referencial principal acerca de saberes e identidade docente. A metodologia da Análise Temática, a partir do referencial teórico, permitiu a definição de dois temas principais: saberes docentes e identidades docentes, tendo como seus códigos ser professor/professora; compreensão sobre os saberes docentes no Desafio; saberes docentes construídos, adquiridos ou mobilizados na atuação do Desafio; contribuições do Desafio ao desenvolvimento da identidade docente. A análise destes dados mostrou que o Desafio é um espaço de formação integral de professores, que permite que o docente adquira, construa, mobilize e retroalimente diferentes saberes em sua prática pedagógica, e que a partir da historicidade, evidencia-se uma identidade ainda em construção, que se entrecruzam com modelos de identidade docente.