Narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes de Sociologia em Residência Pedagógica, na UFPel
Abstract
Esta tese opera com narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes em formação inicial, no curso de licenciatura em Ciências Sociais, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas -UFPel, no decurso de 2020 e 2022. Estabelece interface entre dimensões teórico empíricas das narrativas auto(hetero)biográficas e da autorregulação da aprendizagem partindo da concepção de que a articulação entre estes dois campos contribui para qualificar o debate em torno da construção de projetos de formação
inicial na universidade, uma vez que ambos sublinham a importância do protagonismo do estudante no processo de formação. Os participantes, atores/coautores desta pesquisa, constituem-se de sete estudantes, matriculados no curso de Licenciatura
em Ciências Sociais e residentes heróis do Núcleo de Filosofia e Sociologia, da Universidade Federal de Pelotas-UFPel. A pesquisa movimenta-se impulsionada pela seguinte questão: de que modo podem as experiências narrativas auto(hetero)biográficas de formação contribuir para compreender processos de autorregulação da aprendizagem - ARA vivenciados por estudantes-bolsistas em formação inicial, via Programa de Residência Pedagógica-PRP? Por conseguinte, a
investigação objetiva compreender como experiências narrativas auto(hetero)biográficas de formação contribuem para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem de estudantes-bolsistas, de licenciatura em Ciências Sociais em Residência ia Pedagógica-PRP. A compreensão desses processos dá-se mediante narrativas de formação uto(hetero)biográficas organizadas por meio da metodologia Compreensão Cênica, complementada com hermenêutica. A pertinência desta investigação insere-se num amplo e forte movimento no campo dos estudos universitários voltados à formação inicial de professores. Com esse desiderato chego à seguinte tese: o trabalho pedagógico pautado em narrativas de vida e formação, de
modo especial as que se dão em alteridade como as auto(hetero)biográficas compartilhadas mediante experiências entre residentes e formadores e a necessidade de os participantes construírem-se autorregulados em suas emoções, tanto na vida
pessoal como na vida acadêmica, institui mudança substancial e paradigmática na formação inicial de professores.