Show simple item record

dc.creatorSchwarz, Vera Lúcia dos Santos
dc.date.accessioned2024-11-04T10:57:51Z
dc.date.available2024-11-04T10:57:51Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos. Narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes de Sociologia em Residência Pedagógica, na UFPel. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14451
dc.description.abstractThis thesis operates with auto(hetero)biographical narratives and self-regulation processes in a learning community with students in initial training, in the degree course in Social Sciences, within the scope of the Pedagogical Residency Program - PRP, developed at the Federal University of Pelotas - UFPel, in the course of 2020 and 2022. Establishes an interface between theoretical and empirical dimensions of auto(hetero)biographical narratives and self-regulation of learning based on the idea that the articulation between these two fields contributes to qualifying the debate around the construction of training projects at the university, since both underline the importance of the student's protagonism in the training process. The participants, actors/co-authors of this research, consist of seven students, enrolled in the Degree in Social Sciences and hero residents of the Nucleus of Philosophy and Sociology, at the Federal University of Pelotas-UFPel. The research moves driven by the following question: can the auto(hetero)biographical narrative experiences of training contribute to understanding processes of self-regulation of learning - ARA experienced by scholarship students in initial training, via the Pedagogical Residency Program-PRP? Therefore, the investigation aims to understand if and how auto(hetero)biographical narrative experiences of training contribute to the development of self-regulation of learning by scholarship students, from a degree in Social Sciences in Pedagogical ResidencyPRP. The understanding of these processes takes place through narratives of auto(hetero)biographical formation organized through the Scenic Understanding methodology, complemented with hermeneutics. The pertinence of this investigation is part of a broad and strong movement in the field of university studies aimed at initial teacher training. Through this desire, I arrived at the following thesis: the pedagogical work based on life and training narratives, especially those that occur in alterity such as the auto(hetero)biographical shared through experiences between residents and trainers and the need to participants build themselves self-regulated in their emotions, both in their personal and academic lives, establishing a substantial and paradigmatic change in the training of future teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas auto(hetero)biográficaspt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectCompreensão cênicapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectAuto(hetero)biographical narrativespt_BR
dc.subjectSelf-regulation of learningpt_BR
dc.subjectScenic understandingpt_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.titleNarrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes de Sociologia em Residência Pedagógica, na UFPelpt_BR
dc.title.alternativeAuto(hetero)biographical narratives and selfregulation processes in a learning community with Sociology students in Pedagogical Residency, at UFPelpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4060293177349571pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0244287001731375pt_BR
dc.description.resumoEsta tese opera com narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes em formação inicial, no curso de licenciatura em Ciências Sociais, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas -UFPel, no decurso de 2020 e 2022. Estabelece interface entre dimensões teórico empíricas das narrativas auto(hetero)biográficas e da autorregulação da aprendizagem partindo da concepção de que a articulação entre estes dois campos contribui para qualificar o debate em torno da construção de projetos de formação inicial na universidade, uma vez que ambos sublinham a importância do protagonismo do estudante no processo de formação. Os participantes, atores/coautores desta pesquisa, constituem-se de sete estudantes, matriculados no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e residentes heróis do Núcleo de Filosofia e Sociologia, da Universidade Federal de Pelotas-UFPel. A pesquisa movimenta-se impulsionada pela seguinte questão: de que modo podem as experiências narrativas auto(hetero)biográficas de formação contribuir para compreender processos de autorregulação da aprendizagem - ARA vivenciados por estudantes-bolsistas em formação inicial, via Programa de Residência Pedagógica-PRP? Por conseguinte, a investigação objetiva compreender como experiências narrativas auto(hetero)biográficas de formação contribuem para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem de estudantes-bolsistas, de licenciatura em Ciências Sociais em Residência ia Pedagógica-PRP. A compreensão desses processos dá-se mediante narrativas de formação uto(hetero)biográficas organizadas por meio da metodologia Compreensão Cênica, complementada com hermenêutica. A pertinência desta investigação insere-se num amplo e forte movimento no campo dos estudos universitários voltados à formação inicial de professores. Com esse desiderato chego à seguinte tese: o trabalho pedagógico pautado em narrativas de vida e formação, de modo especial as que se dão em alteridade como as auto(hetero)biográficas compartilhadas mediante experiências entre residentes e formadores e a necessidade de os participantes construírem-se autorregulados em suas emoções, tanto na vida pessoal como na vida acadêmica, institui mudança substancial e paradigmática na formação inicial de professores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record