• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Docência como encontro: uma docência pelas afecções

Thumbnail
Ver/
Tese_Carolina_Rochefort.pdf (22.95Mb)
Fecha
2024-06-07
Autor
Rochefort, Carolina Corrêa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O que pode uma docência como encontro? Essa dúvida inquietou e animou o curso da pesquisa que segue. Ao perspectivar o “encontro” pelas lentes de Spinoza, a docência foi vista pelas noções de “afecção” e de “afeto”, ou seja, uma docência que acontece por composição e/ou decomposição dos corpos. Nesse sentido, a pesquisa produziu uma tese em educação por um movimento contínuo e experimental, atentando ao que pode e não se sabia de uma existência docente. Acontecida pelo modo “rizomático” e “fabulatório”, acolhe como tática para tangenciar e produzir o acontecimental de uma docência, um mergulho nas afecções, ou seja, nas marcas dos encontros de uma docência universitária. Assim, mergulhou em cadernos, sketchbooks, pastas de arquivos digitais impregnados de imagens na forma de fotografias e desenhos, bem como de palavras advindas de falas gravadas, escritas de cartas, de artigos, de TCCs, etc. Vestígios que engendraram o “plano de composição” da pesquisa, uma vez que foram as matérias fabuladas nos 7 (sete) ensaios que experimentaram uma docência como encontro. Esses ensaios-fabulações não procuraram referenciar a docência, mas, por “blocos de sensações”, advindos dos mergulhos na materialidade das afecções, produziram deviresdocentes, blocos de docência movimentados por “personagens conceituais” e “figuras estéticas”. Atravessados por diferentes conjunturas, problematizações e encadeamentos da produção de um trabalho docente artístico-educativo, os ensaios-fabulações moveram-se, sobretudo, por questões que tocam e permeiam a multiplicidade da relação docente (ou da docência) implicando pensamentos que atravessam o corpo, o sujeito, a formação e o currículo. Em composição com as lentes de Spinoza estão as perspectivas de Deleuze e Guattari, Henri Bergson, David Lapoujade, Suely Rolnik, Frederico Morais, Hélio Oiticica, Lygia Clark, entre outros pesquisadores do campo da arte e da educação, que fizeram aliança para a realização desta tese. Uma tese que beira uma docência do absurdo, pois que, pela invenção, dada a condição imanente e relacional do acontecimento docente, defendeu que uma docência como encontro pode engendrar um modo de existir − ético, estético e político − pela afirmação da vida, ou seja, pela alegria.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14452
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [801]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV