• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Entre o programa delineado e a formação (des)dobrada: movimentos (trans)formativos do PNAIC-UFPel

Thumbnail
View/Open
Tese_Josiane_Jarline_Jager.pdf (755.7Kb)
Date
2024-01-31
Author
Jäger, Josiane Jarline
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa descreve e analisa como acontecem os movimentos (trans)formativos entre professoras, no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa conduzido pela Universidade Federal de Pelotas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada em princípios de uma abordagem hermenêutica-interpretativa (GADAMER, 2015, GRAUE, 2003). Realiza-se a análise de documentos pedagógicos e oficiais elaborados durante o desenvolvimento do programa (textos da política, produções bibliográficas, planejamentos e relatórios de formação) a partir do método de análise interpretativo, tendo dois eixos de análise, o programa delineado e a formação (des)dobrada. A formação é analisada a partir da dimensão intelectual assumindo a posição de que as professoras realizam movimentos de (trans)formação do programa delineado e desenvolvem formas de docência pautadas no estudo, na leitura e na escrita. Por sua vez, a dimensão relacional e interacional dá ênfase à potencialidade do diálogo entre Escola e Universidade como possibilitadora de entre-lugares que geram processos formativos fecundos. Como resultados desta pesquisa apresentamse as tensões, princípios e referências (MEIRIEU, 2OO2). A primeira tensão se estabelece entre a falta de espaço garantido institucionalmente e via sistemas de ensino para formação e o espaço criado pelas professoras e oportunizado pelo programa para o estudo. A segunda tensão se cria entre o fornecimento de bolsa de estudos para as professoras entendido como elemento de valorização, por outro lado não impactando na carreira docente. A terceira tensão se estabelece entre a concepção do programa que reconhece os professores como inventivos, porém produz uma contradição ao instituir uma lógica de desempenho e padronização curricular. A quarta tensão acontece entre as resistências de diversas professoras a se engajarem no processo formativo e o empenho das formadoras e orientadoras de estudo em reverter essa resistência. Uma quinta tensão se constitui na relação entre o programa de formação e os entraves que ocorriam para implementação da política. O primeiro princípio é que compreender é mais importante do que fazer, o que não torna o fazer dispensável. O segundo princípio impõe passar da superficialidade para a profundidade no processo formativo. O terceiro princípio é que o processo de formação continuada é um movimento individual e coletivo. A primeira referência que fica como legado é o diálogo e o princípio democrático que perpassou a construção da política e do programa. A segunda referência se constitui pela aproximação entre comunidades de formadores de professores e comunidade de professores (NÓVOA, 2009). A terceira referência é possibilitar espaços de formação que permitam criar estranheza com o que é familiar e naturalizado. Assim, a tese sustentada é de que o espaço de formação construído entre escola e Universidade ultrapassou o programa delineado em uma formação que se (des)dobra, pois, ao construírem esse entre-lugar, professoras reconstroem o processo formativo, engendrando movimentos de (trans)formação ao assumir formas de docência pautadas pelo estudo, a leitura, a escrita, a relação e a interação entre pares.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14453
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV