Show simple item record

dc.creatorBueno, Tamara Insaurriaga
dc.date.accessioned2024-11-05T18:33:53Z
dc.date.available2024-11-05
dc.date.available2024-11-05T18:33:53Z
dc.date.issued2023-08-14
dc.identifier.citationBUENO, Tamara Insauriaga. A experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docência. Orientadora: Maiane Liana Hatschbach Ourique. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14467
dc.description.abstractThis research focuses on the aesthetic experience throughout the training of early childhood educators. Its theme emerges from the author's reflection on the formative process, which highlights a context of hardening teacher training, revealing the need to investigate experiences that bring forth the sensitivity of future teachers. We start from the understanding that questioning, differences, and critical reflection, presuppositions sustained by Critical Theory, are necessary for an education that encompasses a comprehensive pedagogy. In this sense, the work is mainly grounded in the studies of authors such as Habermas, Adorno, Hermann, as well as drawing on Benjamin, Honneth, and others. The main objective of the research is to understand and expand the potential of aesthetic experience in initial training, focusing on the construction of a comprehensive pedagogy. The problem is expressed as follows: understanding how and in which spaces and times aesthetic experiences occur in the contexts of Pedagogy courses, focusing on the impacts on teaching construction. The methodological perspective that underpins the work has a qualitative-hermeneutical character and, beyond the aesthetic dimension, employs a comprehensive perspective of hermeneutics and dialectics. Three Higher Education Institutions (HEIs) in the southern region of Rio Grande do Sul were delimited as the initial research context and subjects, using the Pedagogical Political Project (PPP) of the Pedagogy degree courses of these three HEIs and a brief survey of the information available on the official websites of the institutions. The research develops the hypothesis of the (sub)existence of sensibilities in teacher training, which, in the midst of rigid training and with its processes of human formation marginalized from education, reflects on the spaces and times in which the aesthetic dimension is present. The research aims to explore the possible constellations (or visible ones) in the trajectories of training, indicating some images as aesthetic organizations that sustain or can sustain possible paths for a (re)vision of teacher training anchored in an aesthetic, critical, and comprehensive dimension of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleA experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3974398892091297pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241620845064515pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discorre sobre a experiência estética ao longo da formação de educadores da primeira infância. Sua temática surge de uma reflexão do processo formativo da autora, que aponta para um contexto de endurecimento da formação docente, revelando uma necessidade em investigar experiências que colocam em pauta a sensibilidade das futuras professoras. Partimos da compreensão de que o questionamento, as diferenças e uma reflexão crítica, pressupostos sustentados pela Teoria Crítica, são necessários à para uma formação que tenha em seu horizonte uma docência compreensiva. Nesse sentido, o trabalho ancora-se principalmente nos estudos de autores como Habermas, Adorno e Hermann, recorrendo também a Benjamin, Honneth e outros. É definido como objetivo principal da pesquisa entender e ampliar o potencial da experiência estética na formação inicial, enfocando a construção de uma docência compreensiva. A problemática é expressa da seguinte forma: entender como e em quais espaços-tempos acontecem as experiências estéticas nos contextos de formação dos cursos de Pedagogia, enfocando os impactos na construção da docência. A perspectiva metodológica que sustenta o trabalho possui um caráter qualitativo-hermenêutico e, para além da dimensão estética, emprega-se uma perspectiva compreensiva da hermenêutica e da dialética. Delimitou-se como contexto e sujeitos de pesquisa iniciais três Instituições de Ensino Superior (IES) do Sul do Rio Grande de Sul, utilizou-se o PPP (Projeto Político Pedagógico) dos cursos de licenciatura em Pedagogia das três IES e um breve levantamento das informações disponibilizadas nos sites oficiais das instituições. Na pesquisa, desenvolve-se a hipótese de (sub)existência das sensibilidades na formação docente, a qual, em meio a uma formação enrijecida e com seus processos de formação humana colocados às margens da formação, reflete sobre os espaços-tempos em que a dimensão estética está/é presente. A pesquisa se propõe a pensar as constelações possíveis (ou visíveis) nas trajetórias de formação, indicando algumas imagens como organizações estéticas que sustentam ou podem sustentar possíveis caminhos para uma (re)visão da formação docente que se ancore em uma dimensão estética, crítica e compreensiva da docência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record