• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docência

Thumbnail
View/Open
Tamara_Insauriaga_Bueno_Dissertacao.pdf (6.210Mb)
Date
2023-08-14
Author
Bueno, Tamara Insaurriaga
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa discorre sobre a experiência estética ao longo da formação de educadores da primeira infância. Sua temática surge de uma reflexão do processo formativo da autora, que aponta para um contexto de endurecimento da formação docente, revelando uma necessidade em investigar experiências que colocam em pauta a sensibilidade das futuras professoras. Partimos da compreensão de que o questionamento, as diferenças e uma reflexão crítica, pressupostos sustentados pela Teoria Crítica, são necessários à para uma formação que tenha em seu horizonte uma docência compreensiva. Nesse sentido, o trabalho ancora-se principalmente nos estudos de autores como Habermas, Adorno e Hermann, recorrendo também a Benjamin, Honneth e outros. É definido como objetivo principal da pesquisa entender e ampliar o potencial da experiência estética na formação inicial, enfocando a construção de uma docência compreensiva. A problemática é expressa da seguinte forma: entender como e em quais espaços-tempos acontecem as experiências estéticas nos contextos de formação dos cursos de Pedagogia, enfocando os impactos na construção da docência. A perspectiva metodológica que sustenta o trabalho possui um caráter qualitativo-hermenêutico e, para além da dimensão estética, emprega-se uma perspectiva compreensiva da hermenêutica e da dialética. Delimitou-se como contexto e sujeitos de pesquisa iniciais três Instituições de Ensino Superior (IES) do Sul do Rio Grande de Sul, utilizou-se o PPP (Projeto Político Pedagógico) dos cursos de licenciatura em Pedagogia das três IES e um breve levantamento das informações disponibilizadas nos sites oficiais das instituições. Na pesquisa, desenvolve-se a hipótese de (sub)existência das sensibilidades na formação docente, a qual, em meio a uma formação enrijecida e com seus processos de formação humana colocados às margens da formação, reflete sobre os espaços-tempos em que a dimensão estética está/é presente. A pesquisa se propõe a pensar as constelações possíveis (ou visíveis) nas trajetórias de formação, indicando algumas imagens como organizações estéticas que sustentam ou podem sustentar possíveis caminhos para uma (re)visão da formação docente que se ancore em uma dimensão estética, crítica e compreensiva da docência.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14467
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [801]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV