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dc.creatorRutz, Beatriz Timm
dc.date.accessioned2024-11-05T18:34:24Z
dc.date.available2024-11-05
dc.date.available2024-11-05T18:34:24Z
dc.date.issued2023-07-26
dc.identifier.citationRUTZ. Beatriz Timm. Diversidade cultural na licenciatura em ciências biológicas da UFPel: o que dizem os projetos pedagógicos de curso entre 2005 e 2019. Orientadora: Maria Manuela Alves Garcia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14468
dc.description.abstractThe main theme of the dissertation is cultural diversity, which is emerging in the field of curriculum and teacher training. It intends to problematize the inclusion or exclusion of the theme of cultural diversity in the Pedagogical Projects of the Degree in Biological Sciences course, offered by UFPel, considering the versions from the years 2005, 2011 and 2019. This is a document analysis study, which has as its data source the pedagogical projects of the course from 2005, 2011 and 2019 and the current national and institutional legislation on degrees and biologist training. From these sources, the presence of activities offered related to cultural diversity (such as mandatory and optional subjects, internships, among others) is analyzed in each of the course pedagogical projects and their distribution throughout the undergraduate period. The aim is also to develop a debate about the meaning of the experiences that the curriculum has incorporated over the years in relation to diversity and its possible impacts on student training. The results found indicate that the changes made to each of the PPCs allowed the inclusion of specific content on the topic of cultural diversity, being directly related to the need to adapt to current legislation. Likewise, a strong tradition was observed that maintains the workload high for subjects in the area of biology. As for cultural diversity, in PPC2005 there are no subjects that deal with cultural diversity, even though the topic is present in the skills and abilities that the legislation privileges. In PPC2011, this theme begins to move from items of general characterization of the course to the curriculum series in the form of optional subjects and subjects discussed among the mandatory subjects. Finally, in PPC2019, cultural diversity begins to occupy spaces in mandatory and optional subjects organized for this purpose and continues to remain an item that emerges from the course's general characterization discourses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em ciências biológicaspt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDegree in biological sciencespt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleDiversidade cultural na licenciatura em ciências biológicas da UFPel: o que dizem os projetos pedagógicos de curso entre 2005 e 2019pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3363285480320290pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como temática principal a diversidade cultural, sendo emergente no campo do currículo e da formação de professores. Tem a intenção de problematizar a inserção ou exclusão da temática diversidade cultural nos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela UFPel, considerando as versões dos anos de 2005, 2011 e 2019. Trata-se de um estudo de análise documental, que tem como fonte de dados os projetos pedagógicos do curso de 2005, 2011 e 2019 e a legislação nacional e institucional vigente acerca das licenciaturas e da formação do biólogo. Destas fontes, analisa-se a presença de atividades ofertadas relacionadas à diversidade cultural (como disciplinas obrigatórias e optativas, estágios, dentre outras) em cada um dos projetos pedagógicos de curso e sua distribuição ao longo do período de graduação. Busca-se, ainda, desenvolver um debate sobre o significado das experiências que o currículo veio incorporando nestes anos em relação à diversidade e seus possíveis impactos na formação dos alunos. Os resultados obtidos apontam que as alterações realizadas em cada um dos PPCs permitiram a inclusão de conteúdo específicos sobre o tema da diversidade cultural, sendo diretamente relacionados à necessidade de adequação às legislações vigentes. Assim como, observou-se uma forte tradição que mantém a carga horária alta para disciplinas da área da biologia. Quanto à diversidade cultural, no PPC2005 não há disciplinas que tratam da diversidade cultural, mesmo que a temática esteja presente nas competências e habilidades que a legislação privilegia. No PPC2011, essa temática começa a sair de itens de caracterização geral do curso para se instalar na grade curricular em forma de disciplinas optativas e assuntos debatidos entre as disciplinas obrigatórias. Por fim, no PPC2019, a diversidade cultural passa a ocupar espaços de disciplinas obrigatórias e optativas organizadas com esse fim e segue se mantendo como um item que emerge dos discursos de caracterização geral do cursopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Maria Manuela Alves
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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