• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sinalização de credibilidade: o efeito da certificação e do crowdfunding na intenção de doação para o empreendedorismo social

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Luiza Chaves Gastal.pdf (4.337Mb)
Date
2024-07-31
Author
Gastal, Luiza Chaves
Metadata
Show full item record
Abstract
O empreendedorismo social e o crowdfunding emergem como forças transformadoras que promovem a inovação e o desenvolvimento sustentável. Enquanto o empreendedorismo social busca criar valor social, enfrentando desafios como dificuldades de financiamento e falta de apoio institucional, o crowdfunding oferece uma alternativa viável, permitindo que empreendedores obtenham recursos por meio de pequenas contribuições online. Este estudo investigou o efeito da certificação externa e do cadastro em plataformas de crowdfunding na intenção de doação para projetos de empreendedorismo social, sob a perspectiva da Teoria da Sinalização, explorando a dinâmica da confiança e da reputação. Utilizando uma abordagem quantitativa e um desenho fatorial 2x2, a pesquisa formulou e testou hipóteses por meio de questionários aplicados a potenciais doadores, controlando fatores externos com experimentos baseados em cenários e vinhetas. Os resultados indicam que tanto a certificação externa quanto o cadastro em plataformas de crowdfunding aumentam a intenção de doação, sendo que a certificação internacional demonstrou aumento da reputação percebida, enquanto o cadastro em plataformas de crowdfunding influenciou positivamente na confiança dos doadores. Esses achados sugerem que sinais de credibilidade e qualidade, como as certificações externas e a presença em plataformas de crowdfunding tendem a influenciar o comportamento dos doadores, alinhando-se com a teoria da sinalização. Além disso, esses mecanismos foram identificados como cruciais para superar desafios comuns enfrentados pelo empreendedorismo social, como a falta de financiamento e apoio institucional. O estudo oferece insights práticos para empreendedores sociais, destacando que investir em certificações e utilizar plataformas de crowdfunding são estratégias valiosas para aumentar a captação de recursos e melhorar a percepção pública de seus projetos. Ao maximizar o potencial do crowdfunding como ferramenta de financiamento para iniciativas sociais, essa pesquisa contribui significativamente para a compreensão dos mecanismos que impulsionam o financiamento de empreendimentos sociais. Conclui-se que o uso estratégico desses recursos pode não apenas aumentar a viabilidade financeira dos projetos sociais, mas também fortalecer sua reputação e confiança junto aos doadores, promovendo um ciclo virtuoso de apoio e crescimento sustentável.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14486
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV