dc.creator | Vieira, Bruno Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T23:42:13Z | |
dc.date.available | 2024-11-06 | |
dc.date.available | 2024-11-06T23:42:13Z | |
dc.date.issued | 2023-08-28 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Bruno Carvalho. Movimento Tradicionalista Gaúcho: a educação como estratégia de atuação no seu processo de institucionalização (décadas de 1950 a 1960). Orientadora: Giana Lange do Amaral. 2023. 190 f. Tese (Doutorado em
Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14512 | |
dc.description.abstract | This work is the result of a doctoral research which was carried out at the Graduate
Program in Education at the Federal University of Pelotas. The thesis to be defended
is that the Gaucho Traditionalist Movement (MTG) used education as a strategy for
maintaining and disseminating its representations and practices of traditionalism in its
first decades of activity, in the 1950s and the 1960s. The epistemological reference
of the investigation is Cultural History (BURKE, 1991, 1997, 2011; PESAVENTO,
2003, BARROS, 2011) and it promotes, through document analysis (LE GOFF, 1990;
CELLARD, 2008; CORSETTI, 2006; SAMARA and TUPY, 2010) and a semistructured interview (LÜDKE and ANDRÉ, 1986), a historiographical operation
(CERTEAU, 2015) with written and oral sources. The iconographies only serve as
illustrations, not being problematized here. The documentary corpus is composed of
five main elements: 1) books by traditionalist historians; 2) books by Glaucus
Saraiva, João Carlos Paixão Côrtes and Luiz Carlos Barbosa Lessa, considered the
main intellectuals of gaucho traditionalism; 3) interview with Mário Mattos, founder of
35 CTG; 4) Annals of Traditionalist Congresses that took place within the time period
(1950s-1960s); 5) issues of Revista do Ensino do Rio Grande do Sul that were
published within the time period (1950s-1960s). The academic debate takes into
account the writings of authors such as Tau Golin (1983, 1987, 1989, 2004) Zalla
(2010, 2012, 2015, 2018), Nedel (2005), Brum (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2013)
and Freitas (2004, 2006, 2007a, 2007b, 2009, 2011), these being identified as
contributors to the theme of gaucho traditionalism. Based on the idea of invented
traditions (HOBSWAM, 2012), the analyzes were mainly centered on the following
categories: bureaucratization (WEBER, 1999); symbolic power (BOURDIEU, 2000);
production of culture and strategy (CERTEAU, 1998); representation (CHARTIER,
2002; PESAVENTO, 1993); appropriation and practices (CHARTIER, 1995; 2002).
The present study highlights the idea that the MTG arises in a context in which its
founders were recipients of culture and adopted, as a tactic, the cult of elements that
they considered to be part of the gaucho culture. This is how the Gaucho
Traditionalist Movement emerged, which, through a complex bureaucratic apparatus,
became institutionalized and guaranteed for itself the symbolic power that allowed it
to build and disseminate representations of traditionalism. Transformed into a
producer of culture, MTG invested in education as an operating strategy in its first
two decades of activity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tradicionalismo gaúcho e educação | pt_BR |
dc.subject | Congressos tradicionalistas | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Burocratização | pt_BR |
dc.subject | Poder simbólico | pt_BR |
dc.subject | Gaucho traditionalism and education | pt_BR |
dc.subject | Traditionalist congresses | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.subject | Bureaucratization | pt_BR |
dc.subject | Symbolic power | pt_BR |
dc.title | Movimento Tradicionalista Gaúcho: a educação como estratégia de atuação no seu processo de institucionalização (décadas de 1950 a 1960) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1667970752635200 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9102960381550474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho constitui-se em uma tese de doutoramento apresentada junto ao
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. O
tema da pesquisa é o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e tem como
principal objetivo verificar se a educação foi uma estratégia de atuação do MTG
durante suas primeiras duas décadas de atividade. A tese sugere, portanto, que o
Movimento Tradicionalista Gaúcho usou a educação como estratégia de
manutenção e disseminação de suas representações e práticas de tradicionalismo
nas décadas de 1950 e 1960. A referência epistemológica da investigação é a
História Cultural (BURKE, 1991, 1997, 2011; PESAVENTO, 2003, BARROS, 2011) e
promove, através da análise documental (LE GOFF, 1990; CELLARD, 2008;
CORSETTI, 2006; SAMARA e TUPY, 2010) e de uma entrevista semiestruturada
(LÜDKE e ANDRÉ, 1986), uma operação historiográfica (CERTEAU, 2015) com
fontes escritas e orais. As iconografias servem, apenas, como ilustrações. O corpus
documental é composto por três principais elementos: 1) livros de historiadores
tradicionalistas; 2) livros de Glaucus Saraiva, João Carlos Paixão Côrtes e Luiz
Carlos Barbosa Lessa, considerados os principais intelectuais do tradicionalismo
gaúcho; 3) entrevista com Mário Mattos, fundador do 35 CTG; 4) Anais dos
Congressos Tradicionalistas ocorridos dentro do recorte temporal (décadas de 1950-
1960); 5) números da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul que foram publicados
respeitando a delimitação temporal (décadas de 1950-1960). O debate acadêmico
leva em consideração, principalmente, os escritos de autores como Tau Golin (1983,
1987, 1989, 2004) Zalla (2010, 2012, 2015, 2018), Nedel (2005), Brum (2005, 2008,
2009a, 2009b, 2013) e Freitas (2004, 2006, 2007a, 2007b, 2009, 2011), sendo estes
identificados como contribuintes à temática do tradicionalismo gaúcho. Partindo da
ideia das tradições inventadas (HOBSWAM, 2012), as análises foram centradas,
principalmente, nas seguintes categorias: burocratização (WEBER, 1999); poder
simbólico (BOURDIEU, 2000); produção de cultura e estratégia (CERTEAU, 1998);
representação (CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 1993); apropriação e práticas
(CHARTIER, 1995; 2002). A tese evidencia a ideia de que o MTG surge em um
contexto em que seus fundadores eram receptores de cultura e que adotaram como
tática o culto a elementos que julgavam próprios da cultura gaúcha. Assim surgiu o
Movimento Tradicionalista Gaúcho, que por meio de um aparato burocrático
complexo, se institucionalizou e garantiu para si o poder simbólico que o permitiu
construir e disseminar representações de tradicionalismo. Transformado em produtor
de cultura, o MTG investiu na educação como uma estratégia de atuação nas suas
duas primeiras décadas de atividade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Giana Lange do | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |