Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Bruno Carvalho
dc.date.accessioned2024-11-06T23:42:13Z
dc.date.available2024-11-06
dc.date.available2024-11-06T23:42:13Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.citationVIEIRA, Bruno Carvalho. Movimento Tradicionalista Gaúcho: a educação como estratégia de atuação no seu processo de institucionalização (décadas de 1950 a 1960). Orientadora: Giana Lange do Amaral. 2023. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14512
dc.description.abstractThis work is the result of a doctoral research which was carried out at the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. The thesis to be defended is that the Gaucho Traditionalist Movement (MTG) used education as a strategy for maintaining and disseminating its representations and practices of traditionalism in its first decades of activity, in the 1950s and the 1960s. The epistemological reference of the investigation is Cultural History (BURKE, 1991, 1997, 2011; PESAVENTO, 2003, BARROS, 2011) and it promotes, through document analysis (LE GOFF, 1990; CELLARD, 2008; CORSETTI, 2006; SAMARA and TUPY, 2010) and a semistructured interview (LÜDKE and ANDRÉ, 1986), a historiographical operation (CERTEAU, 2015) with written and oral sources. The iconographies only serve as illustrations, not being problematized here. The documentary corpus is composed of five main elements: 1) books by traditionalist historians; 2) books by Glaucus Saraiva, João Carlos Paixão Côrtes and Luiz Carlos Barbosa Lessa, considered the main intellectuals of gaucho traditionalism; 3) interview with Mário Mattos, founder of 35 CTG; 4) Annals of Traditionalist Congresses that took place within the time period (1950s-1960s); 5) issues of Revista do Ensino do Rio Grande do Sul that were published within the time period (1950s-1960s). The academic debate takes into account the writings of authors such as Tau Golin (1983, 1987, 1989, 2004) Zalla (2010, 2012, 2015, 2018), Nedel (2005), Brum (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2013) and Freitas (2004, 2006, 2007a, 2007b, 2009, 2011), these being identified as contributors to the theme of gaucho traditionalism. Based on the idea of invented traditions (HOBSWAM, 2012), the analyzes were mainly centered on the following categories: bureaucratization (WEBER, 1999); symbolic power (BOURDIEU, 2000); production of culture and strategy (CERTEAU, 1998); representation (CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 1993); appropriation and practices (CHARTIER, 1995; 2002). The present study highlights the idea that the MTG arises in a context in which its founders were recipients of culture and adopted, as a tactic, the cult of elements that they considered to be part of the gaucho culture. This is how the Gaucho Traditionalist Movement emerged, which, through a complex bureaucratic apparatus, became institutionalized and guaranteed for itself the symbolic power that allowed it to build and disseminate representations of traditionalism. Transformed into a producer of culture, MTG invested in education as an operating strategy in its first two decades of activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTradicionalismo gaúcho e educaçãopt_BR
dc.subjectCongressos tradicionalistaspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectBurocratizaçãopt_BR
dc.subjectPoder simbólicopt_BR
dc.subjectGaucho traditionalism and educationpt_BR
dc.subjectTraditionalist congressespt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectBureaucratizationpt_BR
dc.subjectSymbolic powerpt_BR
dc.titleMovimento Tradicionalista Gaúcho: a educação como estratégia de atuação no seu processo de institucionalização (décadas de 1950 a 1960)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1667970752635200pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se em uma tese de doutoramento apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. O tema da pesquisa é o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e tem como principal objetivo verificar se a educação foi uma estratégia de atuação do MTG durante suas primeiras duas décadas de atividade. A tese sugere, portanto, que o Movimento Tradicionalista Gaúcho usou a educação como estratégia de manutenção e disseminação de suas representações e práticas de tradicionalismo nas décadas de 1950 e 1960. A referência epistemológica da investigação é a História Cultural (BURKE, 1991, 1997, 2011; PESAVENTO, 2003, BARROS, 2011) e promove, através da análise documental (LE GOFF, 1990; CELLARD, 2008; CORSETTI, 2006; SAMARA e TUPY, 2010) e de uma entrevista semiestruturada (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), uma operação historiográfica (CERTEAU, 2015) com fontes escritas e orais. As iconografias servem, apenas, como ilustrações. O corpus documental é composto por três principais elementos: 1) livros de historiadores tradicionalistas; 2) livros de Glaucus Saraiva, João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa, considerados os principais intelectuais do tradicionalismo gaúcho; 3) entrevista com Mário Mattos, fundador do 35 CTG; 4) Anais dos Congressos Tradicionalistas ocorridos dentro do recorte temporal (décadas de 1950- 1960); 5) números da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul que foram publicados respeitando a delimitação temporal (décadas de 1950-1960). O debate acadêmico leva em consideração, principalmente, os escritos de autores como Tau Golin (1983, 1987, 1989, 2004) Zalla (2010, 2012, 2015, 2018), Nedel (2005), Brum (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2013) e Freitas (2004, 2006, 2007a, 2007b, 2009, 2011), sendo estes identificados como contribuintes à temática do tradicionalismo gaúcho. Partindo da ideia das tradições inventadas (HOBSWAM, 2012), as análises foram centradas, principalmente, nas seguintes categorias: burocratização (WEBER, 1999); poder simbólico (BOURDIEU, 2000); produção de cultura e estratégia (CERTEAU, 1998); representação (CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 1993); apropriação e práticas (CHARTIER, 1995; 2002). A tese evidencia a ideia de que o MTG surge em um contexto em que seus fundadores eram receptores de cultura e que adotaram como tática o culto a elementos que julgavam próprios da cultura gaúcha. Assim surgiu o Movimento Tradicionalista Gaúcho, que por meio de um aparato burocrático complexo, se institucionalizou e garantiu para si o poder simbólico que o permitiu construir e disseminar representações de tradicionalismo. Transformado em produtor de cultura, o MTG investiu na educação como uma estratégia de atuação nas suas duas primeiras décadas de atividade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Giana Lange do
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples