• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Conhecimento morfológico de estudantes do ensino fundamental e sua relação com a aquisição da escrita ortográfica do português brasileiro

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tamires_Goulart_Tese.pdf (3.112Mb)
Data
2023-11-20
Autor
Goulart, Tamires Pereira Duarte
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta tese que tem o objetivo de descrever e analisar aspectos do conhecimento morfológico de alunos do ensino fundamental em suas escritas ortográficas, para discutir o papel do ensino explícito e sistemático de morfemas na aquisição da língua escrita, com base em análises a partir do MRR (Modelo de Redescrição Representacional), proposto por Karmiloff-Smith (1992), vem contribuir com o campo de pesquisas que buscam alinhar o conhecimento linguístico a favor do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, em especial, do eixo ortográfico. Com base em dados de escrita de estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental II, especificamente, das turmas de 3º, 5º e 9º ano, buscamos compreender qual é o nível de explicitação do conhecimento morfológico dos estudantes diante o sistema ortográfico do Português Brasileiro (PB). Para isso, na tentativa de desvelar conhecimentos morfológicos que possam servir de apoio para a resolução de problemas ortográficos, este estudo propôs três tarefas, que olham para distintos aspectos da morfologia da palavra: a) sufixos –ice e –isse; b) identidade de radicais e c) morfologia verbal das terminações –am e –ão com pseudoverbos, viabilizando dados de escrita de diferentes constituintes morfológicos complexos para a escrita do PB. Além dos dados escritos, a ferramenta metodológica desta pesquisa baseou-se na entrevista clínica proposta por Piaget (CARRAHER, 1989), a qual foi implementada depois de cada tarefa e teve como base a proposta de uma análise sobre o nível de conhecimento que os estudantes têm, sob a perspectiva do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1992; 1994), um modelo teórico que prevê diferentes níveis do conhecimento na mente humana, partindo-se de informações Implícitas e podendo evoluir para os Explícitos 1, 2 e 3, sendo o nível 3, aquele que caracteriza a explicitação verbal e consciente acerva de um conhecimento. Comparando-se a perfomance dos sujeitos nas tarefas e os resultados das entrevistas clínicas, esta pesquisa, que contou com a participação de 35 estudantes de uma escola pública municipal da cidade de Canguçu/ RS/ Brasil, na faixa etária de 08 a 15 anos, mostrou com seus resultados que, de modo geral, os sujeitos estudados operam com conhecimentos de formato Implícito e Explicito 1. O acesso ao formato de nível Explícito 3 para os conhecimentos morfológicos testados no estudo mostrou-se prerrogativa de poucos alunos do 9º ano, o que restringe o acesso consciente às estruturas morfológicas capazes de garantir previsibilidade ortográfica para a escrita de um conjunto de palavras da língua. Reforçamos, assim, a necessidade de um ensino-aprendizagem dos conhecimentos morfológicos desde os anos iniciais, para que a sistematização e a verbalização destes possam ser mais um caminho para a aquisição do sistema ortográfico da Língua Portuguesa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14514
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [801]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV