dc.creator | Mota, Carla Rosane da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T10:39:18Z | |
dc.date.available | 2024-11-18 | |
dc.date.available | 2024-11-19T10:39:18Z | |
dc.date.issued | 2024-08-15 | |
dc.identifier.citation | MOTA, Carla Rosane da Silva. Retratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL). Orientador: Pedro Alcides Robertt Niz. 2024. 161
f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14575 | |
dc.description.abstract | The theme of this thesis was public policies on Countryside Education and its aim
was to evaluate the effectiveness of this policy, based on the creation/activation of
provisions for graduates of the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL),
located in Canguçu/RS, in order to analyze the social transformations produced by
the public policy, that is, the social impact and effects produced on the target public.
EFASUL is a community school, based on the principles of Countryside Education,
Alternation Pedagogy, Agroecology, cooperation and solidarity, which offers high
school and technical courses in Agroecology for rural populations. To carry out the
research, we used a qualitative methodology, with the use of political ethnography
and field research for data collection, consisting of visits to the homes of those
surveyed, where we carried out interviews with a semi-structured script and
observation. Most of the theoretical hypotheses were confirmed. We also confirmed
that these dispositions vary according to the strategies undertaken by each individual
in the production and reproduction of their lives, and can be classified as: Alternative
Dispositional Assets, when the dispositions are maintained in the post-formation
period, are updated and remain strong, i.e. situations in which we can affirm public
policy effectiveness; Contradictory Dispositional Assets, when the dispositions found
are contradictory, sometimes due to the objective impossibility of putting what is
believed into practice, so we would say that in these cases the public policy has
partially achieved its effectiveness; and Traditional Dispositional Assets, where the
dispositions created/activated at the School seem to have disappeared or been
weakened, which would indicate little effectiveness of the policy. However, we didn't
find any cases that we could classify as Dispositional Patrimonies of Escape, one of
the hypotheses previously elaborated. We have seen that countryside education, as
a public policy in Brazil, is a key element in the construction of another countryside
project. From the EFASUL experience, it was possible to verify that the training
process developed by the Field Schools creates/activates dispositions to act and
believe in the participating subjects, around principles such as Agroecology,
collective work, solidarity and respect for nature, although in some these dispositions
may appear more consistently and in others more contradictory. In addition, the
ethnographic field research made it possible to identify other dispositions not
foreseen in the theoretical hypotheses, such as dispositions related to collective
coexistence, communication and a critical view of society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Disposições | pt_BR |
dc.subject | Efetividade | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | Dispositions | pt_BR |
dc.subject | Effectiveness | pt_BR |
dc.title | Retratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2227302651123602 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9769937833285092 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese teve como temática as políticas públicas de Educação do Campo e seu
objetivo foi realizar uma avaliação da efetividade dessa política, a partir da
criação/ativação de disposições nos/as egressos/as da Escola Família Agrícola da
Região Sul (EFASUL), localizada em Canguçu/RS, de modo a analisar as
transformações sociais produzidas a partir da política pública, ou seja, o impacto
social e os efeitos produzidos sobre o público alvo. A EFASUL é uma escola
comunitária, pautada pelos princípios da Educação do Campo, da Pedagogia da
Alternância, da Agroecologia, da cooperação e da solidariedade, que oferece curso
de nível médio e técnico em Agroecologia, para as populações do campo. Para a
realização da pesquisa, empregamos uma metodologia qualitativa, com o uso de
etnografia política e utilizamos pesquisa de campo para a coleta de dados, composta
por visitas nas residências dos/as pesquisados/as, onde desenvolvemos entrevistas
com roteiro semiestruturado e observação. As hipóteses teóricas foram confirmadas,
na sua maioria. Chegamos a conclusão de que a efetividade da política pública de
Educação do Campo, se traduz na identificação de diferentes patrimônios
disposicionais nos egressos/as de uma Escola do Campo, empreendedores em
potencial de transformações no modelo político de campo. Confirmamos também
que estas disposições variam conforme as estratégias empreendidas por cada
sujeito/a na produção e reprodução de suas vidas, podendo ser classificadas como:
Patrimônios Disposicionais Alternativos, quando as disposições se mantém no
período pós formação, se atualizam e permanecem fortes, isto é, situações em que
podemos afirmar a efetividade política pública; Patrimônios Disposicionais
Contraditórios, quando as disposições encontradas são contraditórias, algumas
vezes pela impossibilidade objetiva de colocar o que se acredita em prática,
diríamos, então, que nestes casos a política pública alcançou parcialmente sua
efetividade; e Patrimônios Disposicionais Tradicionais, onde as disposições
criadas/ativadas na Escola parecem ter desaparecido ou terem ficado
enfraquecidas, o que indicaria pouca efetividade da política. No entanto, não
encontramos casos que possamos classificar como Patrimônios Disposicionais de
Fuga, uma das hipóteses previamente elaboradas. Vimos que a Educação do
Campo, enquanto política pública no Brasil, é um elemento chave na construção de
um outro projeto de campo. A partir da experiência da EFASUL, foi possível verificar
que o processo formativo desenvolvido pelas Escolas do Campo, cria/ativa
disposições para agir e para crer nos/nas sujeitos/as participantes, em torno de
princípios como a Agroecologia, o trabalho coletivo, a solidariedade e o respeito à
natureza, embora em alguns essas disposições possam aparecer de forma mais
consistente e em outros mais contraditória. Além disso, a pesquisa de campo
etnográfica permitiu a identificação de outras disposições, não previstas nas
hipóteses teóricas, tais como disposições relacionadas à convivência coletiva, à
comunicação e à visão crítica sobre a sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Niz, Pedro Alcides Robertt | |
dc.subject.cnpq1 | CIENCIA POLITICA | pt_BR |