Retratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)
Abstract
Esta tese teve como temática as políticas públicas de Educação do Campo e seu
objetivo foi realizar uma avaliação da efetividade dessa política, a partir da
criação/ativação de disposições nos/as egressos/as da Escola Família Agrícola da
Região Sul (EFASUL), localizada em Canguçu/RS, de modo a analisar as
transformações sociais produzidas a partir da política pública, ou seja, o impacto
social e os efeitos produzidos sobre o público alvo. A EFASUL é uma escola
comunitária, pautada pelos princípios da Educação do Campo, da Pedagogia da
Alternância, da Agroecologia, da cooperação e da solidariedade, que oferece curso
de nível médio e técnico em Agroecologia, para as populações do campo. Para a
realização da pesquisa, empregamos uma metodologia qualitativa, com o uso de
etnografia política e utilizamos pesquisa de campo para a coleta de dados, composta
por visitas nas residências dos/as pesquisados/as, onde desenvolvemos entrevistas
com roteiro semiestruturado e observação. As hipóteses teóricas foram confirmadas,
na sua maioria. Chegamos a conclusão de que a efetividade da política pública de
Educação do Campo, se traduz na identificação de diferentes patrimônios
disposicionais nos egressos/as de uma Escola do Campo, empreendedores em
potencial de transformações no modelo político de campo. Confirmamos também
que estas disposições variam conforme as estratégias empreendidas por cada
sujeito/a na produção e reprodução de suas vidas, podendo ser classificadas como:
Patrimônios Disposicionais Alternativos, quando as disposições se mantém no
período pós formação, se atualizam e permanecem fortes, isto é, situações em que
podemos afirmar a efetividade política pública; Patrimônios Disposicionais
Contraditórios, quando as disposições encontradas são contraditórias, algumas
vezes pela impossibilidade objetiva de colocar o que se acredita em prática,
diríamos, então, que nestes casos a política pública alcançou parcialmente sua
efetividade; e Patrimônios Disposicionais Tradicionais, onde as disposições
criadas/ativadas na Escola parecem ter desaparecido ou terem ficado
enfraquecidas, o que indicaria pouca efetividade da política. No entanto, não
encontramos casos que possamos classificar como Patrimônios Disposicionais de
Fuga, uma das hipóteses previamente elaboradas. Vimos que a Educação do
Campo, enquanto política pública no Brasil, é um elemento chave na construção de
um outro projeto de campo. A partir da experiência da EFASUL, foi possível verificar
que o processo formativo desenvolvido pelas Escolas do Campo, cria/ativa
disposições para agir e para crer nos/nas sujeitos/as participantes, em torno de
princípios como a Agroecologia, o trabalho coletivo, a solidariedade e o respeito à
natureza, embora em alguns essas disposições possam aparecer de forma mais
consistente e em outros mais contraditória. Além disso, a pesquisa de campo
etnográfica permitiu a identificação de outras disposições, não previstas nas
hipóteses teóricas, tais como disposições relacionadas à convivência coletiva, à
comunicação e à visão crítica sobre a sociedade.