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Retratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)

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Ver/
Carla_Rosane_Mota_tese.pdf (1.159Mb)
Fecha
2024-08-15
Autor
Mota, Carla Rosane da Silva
Metadatos
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Resumen
Esta tese teve como temática as políticas públicas de Educação do Campo e seu objetivo foi realizar uma avaliação da efetividade dessa política, a partir da criação/ativação de disposições nos/as egressos/as da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), localizada em Canguçu/RS, de modo a analisar as transformações sociais produzidas a partir da política pública, ou seja, o impacto social e os efeitos produzidos sobre o público alvo. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância, da Agroecologia, da cooperação e da solidariedade, que oferece curso de nível médio e técnico em Agroecologia, para as populações do campo. Para a realização da pesquisa, empregamos uma metodologia qualitativa, com o uso de etnografia política e utilizamos pesquisa de campo para a coleta de dados, composta por visitas nas residências dos/as pesquisados/as, onde desenvolvemos entrevistas com roteiro semiestruturado e observação. As hipóteses teóricas foram confirmadas, na sua maioria. Chegamos a conclusão de que a efetividade da política pública de Educação do Campo, se traduz na identificação de diferentes patrimônios disposicionais nos egressos/as de uma Escola do Campo, empreendedores em potencial de transformações no modelo político de campo. Confirmamos também que estas disposições variam conforme as estratégias empreendidas por cada sujeito/a na produção e reprodução de suas vidas, podendo ser classificadas como: Patrimônios Disposicionais Alternativos, quando as disposições se mantém no período pós formação, se atualizam e permanecem fortes, isto é, situações em que podemos afirmar a efetividade política pública; Patrimônios Disposicionais Contraditórios, quando as disposições encontradas são contraditórias, algumas vezes pela impossibilidade objetiva de colocar o que se acredita em prática, diríamos, então, que nestes casos a política pública alcançou parcialmente sua efetividade; e Patrimônios Disposicionais Tradicionais, onde as disposições criadas/ativadas na Escola parecem ter desaparecido ou terem ficado enfraquecidas, o que indicaria pouca efetividade da política. No entanto, não encontramos casos que possamos classificar como Patrimônios Disposicionais de Fuga, uma das hipóteses previamente elaboradas. Vimos que a Educação do Campo, enquanto política pública no Brasil, é um elemento chave na construção de um outro projeto de campo. A partir da experiência da EFASUL, foi possível verificar que o processo formativo desenvolvido pelas Escolas do Campo, cria/ativa disposições para agir e para crer nos/nas sujeitos/as participantes, em torno de princípios como a Agroecologia, o trabalho coletivo, a solidariedade e o respeito à natureza, embora em alguns essas disposições possam aparecer de forma mais consistente e em outros mais contraditória. Além disso, a pesquisa de campo etnográfica permitiu a identificação de outras disposições, não previstas nas hipóteses teóricas, tais como disposições relacionadas à convivência coletiva, à comunicação e à visão crítica sobre a sociedade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14575
Colecciones
  • PPGCPOL: Dissertações e Teses [137]

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