Mostrar registro simples

dc.creatorKurz, Luana de Oliveira
dc.date.accessioned2024-11-28T22:57:45Z
dc.date.available2024-11-28T22:57:45Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationKURZ, Luana de Oliveira. O Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotas. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14622
dc.description.abstractIn this dissertation it is presented a research done in Mathematics Degree course (Full) at Federal University of Pelotas (UFPel), limited to 1992 – 2022 period, which begins with its implementation and reaches the present day. The purpose is to identify Calculus I role in undergraduate students in Mathematics training, through the narratives of teachers who have already taught the Calculus I subject. To stablish the state of knowledge, it was made research in Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), of magazines and research events annals related to the dissertation theme. The theoretical framework is made up by the authors Chervel (1990), Tardif (2014) and Goodson (1997). The methodology used was qualitative, including documentary analysis of Course's Pedagogical Projects (PPC) and teaching plans for the Calculus I subject, in order to identify the changes that occurred over the years related to the objectives, list of content, methodology, evaluation and bibliography, and through discourse analysis of a group of teachers narratives who taught the Calculus I subject in the period. To answer the research problem, a questionnaire was applied to teachers who had already taught Calculus I in the Mathematics Degree (Full) course at UFPel. Through the analysis of the documentary corpus, it was observed that there were some changes in the teaching plans of the Calculus I subject, however, it was noticed that three concepts remained: limit, continuity and derivatives. Furthermore, from 2020, the concept of functions is no longer included in the syllabus of the Calculus I subject. According to the narratives of the teachers participating in the research, it is concluded that the Calculus I subject is important in the training of Mathematics teachers, as it aims to expand mathematical knowledge, expand the teacher's field of vision, awaken students' interest, problematize problems, give a perspective on practice, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNarrativa de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeachers' Narrativept_BR
dc.subjectDegree in Mathematicspt_BR
dc.titleO Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching Calculus I in the Training of Mathematics Teachers at the Federal University of Pelotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-4716-2520pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7349384941184131pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação apresenta-se uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), limitado ao período de 1992 – 2022, que começa com sua implementação e chega à atualidade. O objetivo é identificar o papel do Cálculo I na formação dos licenciandos em Matemática, por meio das narrativas de professores que já ministraram a disciplina de Cálculo I. Para compor o estado do conhecimento buscaram-se, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), revistas e anais de eventos pesquisas relacionadas à temática desta dissertação. O referencial teórico é constituído pelos autores Chervel (1990), Tardif (2014) e Goodson (1997). A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada por meio de análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) e dos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, para identificar as mudanças, que ocorreram no decorrer dos anos, relacionadas aos objetivos, relação de conteúdo, metodologia, avaliação e bibliografia, e pela análise de discurso das narrativas de grupo de professores que ministraram a disciplina Cálculo I no período. Para responder ao problema da pesquisa, foi aplicado um questionário com os professores que já ministraram a disciplina de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da UFPel. Por meio da análise do corpus documental, observou-se que houve algumas alterações nos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, entretanto, percebeu-se a permanência de três conceitos, que são eles: limite, continuidade e derivadas. Além disso, a partir de 2020, o conceito de funções deixou de integrar a ementa da disciplina de Cálculo I. Segundo as narrativas dos professores participantes da pesquisa, conclui-se que a disciplina de Cálculo I é importante na formação de professores de Matemática, uma vez que ela visa expandir os conhecimentos matemáticos, ampliar o campo de visão do professor, despertar o interesse dos estudantes, problematizar problemas, dar uma perspectiva da prática, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpq2MATEMATICA APLICADApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples