Do Insular ao Peninsular: processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica, à luz do pensamento complexo
Abstract
À luz do pensamento complexo, estamos e somos a era tecnológica e planetária, sendo produtos e produtores desta, fato que acaba por transformar a educação e nos coloca frente a desafios e possibilidades, dentre os quais destaco a premência de ter que pensar e concretizar um processo educativo que contemple e atenda as necessidades dos alunos contemporâneos, os quais são acostumados à velocidade e facilidade de comunicação e acesso a informações e conteúdos, bem como, pensam, processam as informações e se comunicam de modo diferente dos estudantes das gerações anteriores. Através de uma
racionalidade aberta e complexa, foi possível delinear, com base no pensamento complexo, elementos teórico-metodológicos para produção de práticas de ensino mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação profissional e tecnológica (EPT), como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos, e, numa lógica recursiva, própria do pensamento complexo, promover a análise das reverberações oriundas deste processo de pensar e concretizar práticas de ensino mediadas pelas TIC na EPT no conhecimento e no fazer docente, uma vez que os movimentos da pesquisa-ação realizada viabilizaram uma verdadeira formação docente entre pares. Neste viés, vislumbrei a potência de um processo educativo através do qual as disciplinas curriculares e seus conteúdos específicos sejam articulados, religados, e, em última análise, contextualizados,
por entender que tal processo, complexo em sua essência, necessita ser repensado a fim de levar em consideração os contextos do qual se originam e no qual serão aplicados e ressignificados os conteúdos e saberes específicos, como forma de viabilizar a construção de um conhecimento pertinente, que religa ao invés de fragmentar, e que, inevitavelmente, passa pela utilização das tecnologias da informação e comunicação, produto e produtor do que somos, nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1999), de objetivo exploratório
(GIL, 2002), apoiada, em termos de procedimentos técnicos, por uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; BARBIER, 2007 e MCKAY; MARSHALL, 2007), com fundamento no pensamento complexo (MORIN, 2001, 2015a, 2015b). Os dados foram coletados entre o primeiro semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020, antes do início da pandemia oriunda do novo Coronavirus (SARS-COV-2), responsável pela COVID-19. A pesquisa contou com a participação de 3 (três) professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas, e de seus respectivos alunos, integrantes das turmas nas quais
foram realizadas as intervenções da pesquisa-ação, totalizando 41 (quarenta e um) estudantes, bem como do Diretor-Geral do referido câmpus. Ao final da investigação, infere que a utilização das tecnologias da informação e comunicação, à luz do pensamento complexo, nos processos educativos da educação profissional e tecnológica, potencializam o aprendizado dos alunos, no momento em que as práticas de ensino dos professores viabilizam, através do referido uso, a construção de conhecimentos pertinentes (complexos, globais e multidimensionais), religando saberes apartados, levando em conta o que lhes é contextual, a complexidade na qual estão inseridos e aproximando-os dos sujeitos. Tal movimento dos professores, permeado por ciclos de reflexão e diálogo com os problemas da prática, num processo recursivo que faz evoluir, acaba por modificar seus conhecimentos docentes, num modo contínuo, levando-os a adotar práticas de ensino cada vez mais capazes de potencializar o aprendizado dos alunos.