Mostrar registro simples

dc.creatorCuadros, Lóren Cristine Ferreira
dc.date.accessioned2024-12-06T13:55:24Z
dc.date.available2024-12-06T13:55:24Z
dc.date.issued2024-08-09
dc.identifier.citationCUADROS, Lóren Cristine Ferreira. Por uma ciência benjaminiana da literatura: arqueologia da imagem do castelo em Teresa de Ávila, Herman Melville e Franz Kafka. Orientador: Helano Jader Cavalcante Ribeiro. 2024. 120 f. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14647
dc.description.abstractThis research discusses three literary texts: Interior Castle, by Spanish Carmelite Teresa of Ávila; Bartleby, the Scrivener: A Story of Wall Street, a novella by the American author Herman Melville; and The Castle, a novel by Franz Kafka. These works share the presence of the literary imagery of the castle, characterized by its intermittency and the symptomatic re-signification it assumes in each text, a feature that incites comparative analysis. Thus, adhering to an uncommon perspective within the field of Comparative Literature, this study presents a methodological general objective, proposing an investigation of the aforementioned texts that, on the one hand, draws inspiration from the methods developed by Aby Warburg (in the famous Atlas Mnemosyne) and Walter Benjamin (in the Arcades Project); and, on the other, establishes itself as a “third way.” The specific objectives of this research consist in defining the foundations of a comparative method for the analysis of literary imagery and creating visual sets or “panels” (based on Warburg’s Atlas’ structuring) that seek to corroborate the identification of particularities of the castle imagery in the selected texts. It is proposed that the remarkably anachronistic analysis of literary imagery developed in this study constitutes an exercise that responds, at least to some extent, to the project of a Science of Literature (Literaturwissenschaft) postulated by Benjamin. Moreover, the methodological proposal laid out in this thesis, as well as the unprecedented intersection of the analyzed works, confer an innovative character to this research. Finally, the investigation is justified by its intent of formulating literary criticism aligned with Benjamin’s suggestion, prioritizing the valorization of the texts’ materiality over the predominance of theoretical biases and/or value judgments, a trait frequently observed in contemporary literary criticism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArqueologia imagéticapt_BR
dc.subjectCastelopt_BR
dc.subjectCiência da literaturapt_BR
dc.subjectImagem literáriapt_BR
dc.subjectNachlebenpt_BR
dc.subjectImagery archaeologypt_BR
dc.subjectCastlept_BR
dc.subjectScience of literaturept_BR
dc.subjectLiterary imagerypt_BR
dc.titlePor uma ciência benjaminiana da literatura: arqueologia da imagem do castelo em Teresa de Ávila, Herman Melville e Franz Kafkapt_BR
dc.title.alternativeFor a Walter Benjamin-inspired Science of Literature: Archaeology of the Castle Imagery in Teresa of Ávila, Herman Melville, and Franz Kafkapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1275164513086810pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-0192-0397pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1446597388661121pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute três textos literários: Castelo interior, de autoria da carmelita espanhola Teresa de Ávila; Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, novela do americano Herman Melville; e O castelo, romance de Franz Kafka. Tais obras compartilham a presença da imagem literária do castelo, marcada por sua intermitência e pela ressignificação sintomática que assume em cada texto, traço que instiga à análise comparativa. Desse modo, aderindo a uma perspectiva pouco comum no âmbito da Literatura Comparada, este estudo apresenta um objetivo geral de cunho metodológico, propondo uma investigação dos textos em questão que, de um lado, toma como inspiração os métodos desenvolvidos por Aby Warburg (no célebre Atlas Mnemosyne) e Walter Benjamin (em suas Passagens); e, de outro, se estabelece como uma “terceira via”. Assim, os objetivos específicos desta pesquisa consistem na definição dos fundamentos de um método comparativo voltado para a análise de imagens literárias e na construção de conjuntos visuais ou “painéis” (baseados na estruturação empregada por Warburg no Atlas) que busca corroborar a identificação de particularidades da imagem do castelo nas obras elencadas. Propõe-se a hipótese de que a análise notadamente anacrônica ora desenvolvida configura-se como um exercício que responde em alguma medida ao projeto de Ciência da Literatura (Literaturwissenschaft) postulado por Benjamin. Ademais, a proposta metodológica cujas bases se encontram assentadas no presente estudo, bem como a intersecção inédita das obras analisadas, conferem à pesquisa um caráter inovador. Finalmente, a investigação justifica-se por seu intento de formular uma crítica literária alinhada à sugestão benjaminiana, priorizando a valorização da materialidade dos textos em detrimento da predominância de vieses teóricos e/ou juízos de valor, aspecto observado com frequência na crítica contemporânea.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Helano Jader Cavalcante
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples