dc.creator | Cuadros, Lóren Cristine Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T13:55:24Z | |
dc.date.available | 2024-12-06T13:55:24Z | |
dc.date.issued | 2024-08-09 | |
dc.identifier.citation | CUADROS, Lóren Cristine Ferreira. Por uma ciência benjaminiana da literatura: arqueologia da imagem do castelo em Teresa de Ávila, Herman Melville e Franz Kafka. Orientador: Helano Jader Cavalcante Ribeiro. 2024. 120 f. Tese (Doutorado em Letras)
– Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14647 | |
dc.description.abstract | This research discusses three literary texts: Interior Castle, by Spanish Carmelite
Teresa of Ávila; Bartleby, the Scrivener: A Story of Wall Street, a novella by the
American author Herman Melville; and The Castle, a novel by Franz Kafka. These
works share the presence of the literary imagery of the castle, characterized by its
intermittency and the symptomatic re-signification it assumes in each text, a feature
that incites comparative analysis. Thus, adhering to an uncommon perspective within
the field of Comparative Literature, this study presents a methodological general
objective, proposing an investigation of the aforementioned texts that, on the one hand,
draws inspiration from the methods developed by Aby Warburg (in the famous Atlas
Mnemosyne) and Walter Benjamin (in the Arcades Project); and, on the other,
establishes itself as a “third way.” The specific objectives of this research consist in
defining the foundations of a comparative method for the analysis of literary imagery
and creating visual sets or “panels” (based on Warburg’s Atlas’ structuring) that seek
to corroborate the identification of particularities of the castle imagery in the selected
texts. It is proposed that the remarkably anachronistic analysis of literary imagery
developed in this study constitutes an exercise that responds, at least to some extent,
to the project of a Science of Literature (Literaturwissenschaft) postulated by Benjamin.
Moreover, the methodological proposal laid out in this thesis, as well as the
unprecedented intersection of the analyzed works, confer an innovative character to
this research. Finally, the investigation is justified by its intent of formulating literary
criticism aligned with Benjamin’s suggestion, prioritizing the valorization of the texts’
materiality over the predominance of theoretical biases and/or value judgments, a trait
frequently observed in contemporary literary criticism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia imagética | pt_BR |
dc.subject | Castelo | pt_BR |
dc.subject | Ciência da literatura | pt_BR |
dc.subject | Imagem literária | pt_BR |
dc.subject | Nachleben | pt_BR |
dc.subject | Imagery archaeology | pt_BR |
dc.subject | Castle | pt_BR |
dc.subject | Science of literature | pt_BR |
dc.subject | Literary imagery | pt_BR |
dc.title | Por uma ciência benjaminiana da literatura: arqueologia da imagem do castelo em Teresa de Ávila, Herman Melville e Franz Kafka | pt_BR |
dc.title.alternative | For a Walter Benjamin-inspired Science of Literature: Archaeology of the Castle Imagery in Teresa of Ávila, Herman Melville, and Franz Kafka | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1275164513086810 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-0192-0397 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1446597388661121 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute três textos literários: Castelo interior, de autoria da carmelita
espanhola Teresa de Ávila; Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, novela
do americano Herman Melville; e O castelo, romance de Franz Kafka. Tais obras
compartilham a presença da imagem literária do castelo, marcada por sua
intermitência e pela ressignificação sintomática que assume em cada texto, traço que
instiga à análise comparativa. Desse modo, aderindo a uma perspectiva pouco comum
no âmbito da Literatura Comparada, este estudo apresenta um objetivo geral de cunho
metodológico, propondo uma investigação dos textos em questão que, de um lado,
toma como inspiração os métodos desenvolvidos por Aby Warburg (no célebre Atlas
Mnemosyne) e Walter Benjamin (em suas Passagens); e, de outro, se estabelece
como uma “terceira via”. Assim, os objetivos específicos desta pesquisa consistem na
definição dos fundamentos de um método comparativo voltado para a análise de
imagens literárias e na construção de conjuntos visuais ou “painéis” (baseados na
estruturação empregada por Warburg no Atlas) que busca corroborar a identificação
de particularidades da imagem do castelo nas obras elencadas. Propõe-se a hipótese
de que a análise notadamente anacrônica ora desenvolvida configura-se como um
exercício que responde em alguma medida ao projeto de Ciência da Literatura
(Literaturwissenschaft) postulado por Benjamin. Ademais, a proposta metodológica
cujas bases se encontram assentadas no presente estudo, bem como a intersecção
inédita das obras analisadas, conferem à pesquisa um caráter inovador. Finalmente,
a investigação justifica-se por seu intento de formular uma crítica literária alinhada à
sugestão benjaminiana, priorizando a valorização da materialidade dos textos em
detrimento da predominância de vieses teóricos e/ou juízos de valor, aspecto
observado com frequência na crítica contemporânea. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Helano Jader Cavalcante | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |