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Por uma ciência benjaminiana da literatura: arqueologia da imagem do castelo em Teresa de Ávila, Herman Melville e Franz Kafka

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Tese_LÓREN CRISTINE FERREIRA CUADROS.pdf (13.16Mb)
Date
2024-08-09
Author
Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
Metadata
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Abstract
Esta pesquisa discute três textos literários: Castelo interior, de autoria da carmelita espanhola Teresa de Ávila; Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, novela do americano Herman Melville; e O castelo, romance de Franz Kafka. Tais obras compartilham a presença da imagem literária do castelo, marcada por sua intermitência e pela ressignificação sintomática que assume em cada texto, traço que instiga à análise comparativa. Desse modo, aderindo a uma perspectiva pouco comum no âmbito da Literatura Comparada, este estudo apresenta um objetivo geral de cunho metodológico, propondo uma investigação dos textos em questão que, de um lado, toma como inspiração os métodos desenvolvidos por Aby Warburg (no célebre Atlas Mnemosyne) e Walter Benjamin (em suas Passagens); e, de outro, se estabelece como uma “terceira via”. Assim, os objetivos específicos desta pesquisa consistem na definição dos fundamentos de um método comparativo voltado para a análise de imagens literárias e na construção de conjuntos visuais ou “painéis” (baseados na estruturação empregada por Warburg no Atlas) que busca corroborar a identificação de particularidades da imagem do castelo nas obras elencadas. Propõe-se a hipótese de que a análise notadamente anacrônica ora desenvolvida configura-se como um exercício que responde em alguma medida ao projeto de Ciência da Literatura (Literaturwissenschaft) postulado por Benjamin. Ademais, a proposta metodológica cujas bases se encontram assentadas no presente estudo, bem como a intersecção inédita das obras analisadas, conferem à pesquisa um caráter inovador. Finalmente, a investigação justifica-se por seu intento de formular uma crítica literária alinhada à sugestão benjaminiana, priorizando a valorização da materialidade dos textos em detrimento da predominância de vieses teóricos e/ou juízos de valor, aspecto observado com frequência na crítica contemporânea.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14647
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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