A avaliação da aprendizagem de estudantes surdos: um estudo no contexto do ensino de química do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas/RS
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se mostra a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos na disciplina de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense, nos câmpus Pelotas e campus Visconde da Graça. Ela possui caráter qualitativo e foi dividida em dois momentos. O primeiro momento foi a análise das leis e diretrizes vigentes sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação de Surdos e um Estudo Exploratório na plataforma CAPES/CAFe. No segundo momento as análises foram desenvolvidas com base em um estudo empírico realizado através de entrevistas com três docentes, dois discentes surdos e três psicopedagogas do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas e Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Visconde da Graça (CaVG). Por meio das entrevistas realizadas foram originadas três categorias finais, definidas como: A compreensão, experiência, adversidades e recursos utilizados na avaliação da aprendizagem na educação de Surdos pelo olhar docente; A importância do Atendimento Educacional Especializado e o olhar das psicopedagogas na avaliação da aprendizagem; e As reflexões e as sugestões dos discentes surdos no contexto da inclusão e avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. Como resultado, foram percebidas algumas lacunas existentes no Ensino de Química para surdos, como a carência na formação docente, falta de diálogo entre docentes, discentes e setor AEE dentro das instituições, falta de conscientização acerca das especificidades surda, inclusão excludente, falta de profissionais especializados, barreiras linguísticas e avaliações incoerentes. Os relatos mostraram que avaliar a aprendizagem de estudantes em Química requer abordagens adequadas e sensíveis às suas necessidades educacionais. Neste sentido, a colaboração entre educadores, discentes surdos, setor AEE e a comunidade escolar como um todo é essencial para garantir avaliações justas e inclusivas em Química e em todas as disciplinas.