dc.creator | Nachtigall, Cícero | |
dc.creator | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:37:41Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T12:37:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | NACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. A A pesquisa-formação em evidência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 22, 22 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2842 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14820 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em educação em desenvolvimento junto a uma universidade pública brasileira. A investigação opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemática, produzidas a partir de um Seminário de Pesquisa-Formação e analisadas com base no método da compreensão cênica. O texto em tela busca repercutir uma das dimensões emergentes da análise, constituída segundo manifestações de afetos, incentivos, influências, escolhas e desafios relacionadas à opção pela profissão docente. O conhecimento produzido por meio da rememoração, reflexão e compreensão dos próprios percursos formativos reflete o potencial da escrita de si enquanto recurso indispensável à formação docente. A elaboração e apresentação dos memoriais de formação, a partilha e a cumplicidade do grupo ao longo do processo evidenciaram a relevância de espaços que permitam descortinar a singularidade dos percursos formativos, nos quais os futuros professores possam se reconhecer como autores/atores de suas próprias histórias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-formação | pt_BR |
dc.subject | Narrativas (auto)biográficas | pt_BR |
dc.title | A pesquisa-formação em evidência: uma análise a partir de narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemática | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |