Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.creatorAbrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.date.accessioned2025-01-21T12:37:41Z
dc.date.available2025-01-21T12:37:41Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationNACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. A A pesquisa-formação em evidência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 22, 22 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14820
dc.description.abstractO presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em educação em desenvolvimento junto a uma universidade pública brasileira. A investigação opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemática, produzidas a partir de um Seminário de Pesquisa-Formação e analisadas com base no método da compreensão cênica. O texto em tela busca repercutir uma das dimensões emergentes da análise, constituída segundo manifestações de afetos, incentivos, influências, escolhas e desafios relacionadas à opção pela profissão docente. O conhecimento produzido por meio da rememoração, reflexão e compreensão dos próprios percursos formativos reflete o potencial da escrita de si enquanto recurso indispensável à formação docente. A elaboração e apresentação dos memoriais de formação, a partilha e a cumplicidade do grupo ao longo do processo evidenciaram a relevância de espaços que permitam descortinar a singularidade dos percursos formativos, nos quais os futuros professores possam se reconhecer como autores/atores de suas próprias histórias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisa-formaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas (auto)biográficaspt_BR
dc.titleA pesquisa-formação em evidência: uma análise a partir de narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemáticapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem