• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF
  • PPGSPAF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF
  • PPGSPAF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Bases para o fortalecimento e qualificação da comercialização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na feira livre de São Lourenço do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
dissertacao_camila_oliveira_valente.pdf (1.421Mb)
Data
2024-10-25
Autor
Valente, Camila Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As feiras livres são fundamentais para ampliar o acesso às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), promovendo relações diretas entre agricultores(as) e consumidores(as). Esses espaços fortalecem laços de confiança e amizade, além de possibilitar a troca de conhecimentos, o que é crucial para a popularização das PANC. Em São Lourenço do Sul, essas plantas têm se tornado mais conhecidas, apoiadas por iniciativas culturais e acadêmicas que visam sua popularização. Apesar do aumento na oferta e na demanda, as PANC ainda possuem um grande potencial para incrementar a renda dos(as) agricultores(as) e a alimentação diária dos(as) consumidores(as). O objetivo deste estudo foi construir subsídios para fortalecer e qualificar a comercialização das PANC na feira livre de São Lourenço do Sul. Para a coleta de dados, foram utilizados três métodos principais: observação espontânea, entrevistas semiestruturadas e questionários. A observação espontânea foi realizada aos sábados, entre dezembro de 2022 e maio de 2023, acompanhando o processo de comercialização das PANC de duas bancas. As entrevistas semiestruturadas, realizadas entre maio e junho de 2023, envolveram feirantes das quatro bancas agroecológicas. Por fim, os questionários foram aplicados aos(às) consumidores(as), também aos sábados, no período de maio de 2023 a fevereiro de 2024. Os dados coletados abordaram as interações entre feirantes e consumidores(as), além dos desafios e motivações dos(as) feirantes, bem como o comportamento dos(as) consumidores(as) em relação às PANC. Os resultados revelaram um crescente interesse dos(as) consumidores(as) pelas PANC na feira, especialmente em relação aos seus usos e benefícios à saúde. Dentre as espécies mais valorizadas, destacaram-se o coração de bananeira e o hibisco-vinagreira. Durante as observações, registraram-se 21 espécies, com um total de 394 unidades ofertadas e 241 vendidas, resultando em uma taxa de vendas de 61%. Produtos como picão-preto, beldroega e caruru mostraram regularidade de oferta e vendas superiores a 50%. Por outro lado, plantas como o maxixe despertaram curiosidade, mas ainda enfrentam resistência entre os(as) consumidores(as). A pesquisa também revelou que as motivações para a comercialização de PANC estão ligadas à tradição familiar, à facilidade de manejo e ao potencial para complementar a renda. Entretanto, os(as) feirantes enfrentam desafios relacionados à resistência cultural dos(as) consumidores(as), que muitas vezes desconhecem ou têm preconceitos em relação a essas plantas. Apesar disso, a satisfação dos(as) feirantes é evidente ao perceber o crescente interesse dos(as) consumidores(as) e ao compartilhar seus conhecimentos, recebendo feedbacks positivos. A análise do perfil dos(as) consumidores(as) indicou que a maioria era do gênero feminino, com idades entre 50 e 59 anos e nível de escolaridade superior. A principal motivação para frequentar a feira era a busca por produtos frescos e saudáveis. A familiaridade com as PANC foi elevada, com 76% dos(as) entrevistados(as) conhecendo o termo e 62% utilizando essas plantas em sua alimentação. A discussão enfatizou que, apesar do aumento na aceitação, a falta de conhecimento sobre o preparo das PANC e a oferta limitada ainda constituem barreiras à sua popularização. Portanto, estratégias como oficinas de degustação e maior divulgação são essenciais para superar esses obstáculos e aumentar a aceitação das PANC entre os consumidores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14909
Collections
  • PPGSPAF: Dissertações e Teses [250]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV