dc.creator | Brum, Ana Paula Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T12:17:36Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T12:17:36Z | |
dc.date.issued | 2024-03-23 | |
dc.identifier.citation | BRUM, Ana Paula Rodrigues. O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961). 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14912 | |
dc.description.abstract | In this work is it presented a historical research on the approach to fundamental
concepts in the teaching of Differential and Integral Calculus (CDI) – function,
limit, continuity, derivative and integral, in secondary education in the 1940s,
using the textbook Mathematics for Classics and Scientific courses, by Brazilian
author Thales de Faria Mello Carvalho, as its main analytical support. Through
qualitative research, we adopted documentary analysis as a methodological
horizon, with our main source of research being the book, and as a procedure for
classifying and organizing the data for our analysis we chose the categorization
method. In this way, we seek, in addition to analyzing the presentation of the
fundamental concepts for teaching CDI, to identify and observe the exercises
indicated in the book, and subsequently to outline a biography of the author
Thales de Faria Mello Carvalho. To this end, a survey of research was carried
out that addressed analyzes in textbooks and the CDI, we found support in the
studies of Raad (2012) and authors such as Chervel (1990), Ludke and André
(2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) and Duval (2012) which served as
theoretical references. The question that directs our investigation is: How the
fundamental concepts of Differential and Integral Calculus are proposed in the
book Mathematics for Classical and Scientific Courses, authored by Thales de
Faria Mello Carvalho? We conclude that the author approached each content in
a mixed way, observing the presence of arithmetic examples, symbols, different
semiotic representations, and the mention of important mathematicians. The
abundant number of exercises and definitions, accompanied by exemplifications
for the most part, characterize the work as suitable for secondary education at
the time. The work is in accordance with the official mathematics programs of the
time. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Exercícios de matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Math exercises | pt_BR |
dc.title | O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-0753-0277 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5937200122616237 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7810711686517284 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de
conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) –
função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário na década
de 1940, tendo como principal suporte analítico o livro didático Matemática para
cursos Clássicos e Científicos, do autor brasileiro Thales de Faria Mello
Carvalho. Por meio de uma pesquisa qualitativa, adotamos a análise documental
como horizonte metodológico, sendo nossa principal fonte de pesquisa o livro, e
como procedimento de classificação e organização dos dados de nossa análise
escolhemos o método de categorização. Desta forma, procuramos, além de
analisar a apresentação dos conceitos fundamentais para o ensino do CDI,
identificar e observar os exercícios indicados no livro, e ainda esboçar uma
biografia do autor Thales de Faria Mello Carvalho. Para tanto, foi realizado
levantamento de pesquisas que abordaram análises em livro didático e o CDI,
no qual encontramos subsídios nos estudos de Raad (2012), e autores como
Chervel (1990), Ludke e André (2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) e
Duval (2012) serviram como referencial teórico. A questão que direciona nossa
investigação é: Como os conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e
Integral estão propostos no livro Matemática para cursos Clássicos e Científicos,
de autoria de Thales de Faria Mello Carvalho? Concluímos que o autor abordou
de forma mista cada conteúdo, sendo observada a presença de exemplos
aritméticos, simbologias, diferentes representações semióticas, e feita menção
de importantes matemáticos. A abundante quantidade de exercícios e definições
acompanhadas de exemplificações em sua maioria, caracterizam a obra como
adequada ao ensino secundário da época. A obra está de acordo com os
programas oficiais de matemática da época. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |