Mostrar registro simples

dc.creatorBrum, Ana Paula Rodrigues
dc.date.accessioned2025-02-05T12:17:36Z
dc.date.available2025-02-05T12:17:36Z
dc.date.issued2024-03-23
dc.identifier.citationBRUM, Ana Paula Rodrigues. O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961). 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14912
dc.description.abstractIn this work is it presented a historical research on the approach to fundamental concepts in the teaching of Differential and Integral Calculus (CDI) – function, limit, continuity, derivative and integral, in secondary education in the 1940s, using the textbook Mathematics for Classics and Scientific courses, by Brazilian author Thales de Faria Mello Carvalho, as its main analytical support. Through qualitative research, we adopted documentary analysis as a methodological horizon, with our main source of research being the book, and as a procedure for classifying and organizing the data for our analysis we chose the categorization method. In this way, we seek, in addition to analyzing the presentation of the fundamental concepts for teaching CDI, to identify and observe the exercises indicated in the book, and subsequently to outline a biography of the author Thales de Faria Mello Carvalho. To this end, a survey of research was carried out that addressed analyzes in textbooks and the CDI, we found support in the studies of Raad (2012) and authors such as Chervel (1990), Ludke and André (2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) and Duval (2012) which served as theoretical references. The question that directs our investigation is: How the fundamental concepts of Differential and Integral Calculus are proposed in the book Mathematics for Classical and Scientific Courses, authored by Thales de Faria Mello Carvalho? We conclude that the author approached each content in a mixed way, observing the presence of arithmetic examples, symbols, different semiotic representations, and the mention of important mathematicians. The abundant number of exercises and definitions, accompanied by exemplifications for the most part, characterize the work as suitable for secondary education at the time. The work is in accordance with the official mathematics programs of the time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectExercícios de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectMath exercisespt_BR
dc.titleO Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-0753-0277pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5937200122616237pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) – função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário na década de 1940, tendo como principal suporte analítico o livro didático Matemática para cursos Clássicos e Científicos, do autor brasileiro Thales de Faria Mello Carvalho. Por meio de uma pesquisa qualitativa, adotamos a análise documental como horizonte metodológico, sendo nossa principal fonte de pesquisa o livro, e como procedimento de classificação e organização dos dados de nossa análise escolhemos o método de categorização. Desta forma, procuramos, além de analisar a apresentação dos conceitos fundamentais para o ensino do CDI, identificar e observar os exercícios indicados no livro, e ainda esboçar uma biografia do autor Thales de Faria Mello Carvalho. Para tanto, foi realizado levantamento de pesquisas que abordaram análises em livro didático e o CDI, no qual encontramos subsídios nos estudos de Raad (2012), e autores como Chervel (1990), Ludke e André (2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) e Duval (2012) serviram como referencial teórico. A questão que direciona nossa investigação é: Como os conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral estão propostos no livro Matemática para cursos Clássicos e Científicos, de autoria de Thales de Faria Mello Carvalho? Concluímos que o autor abordou de forma mista cada conteúdo, sendo observada a presença de exemplos aritméticos, simbologias, diferentes representações semióticas, e feita menção de importantes matemáticos. A abundante quantidade de exercícios e definições acompanhadas de exemplificações em sua maioria, caracterizam a obra como adequada ao ensino secundário da época. A obra está de acordo com os programas oficiais de matemática da época.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples