Mostrar el registro sencillo del ítem
Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula
dc.creator | Soares, Luciane Brum | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T12:17:58Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T12:17:58Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Luciane Brum. Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14914 | |
dc.description.abstract | This research aims at analyzing comments from Math teachers who teach in the final years of Elementary School regarding planning and lesson plans. The following is questioned: What are the teachers’ perceptions of those who teach Math about planning? How do teachers take lesson plans into consideration? It is a qualitative approach research, in which data was collected through an online questionnaire, answered by nine teachers working at the Dom Pedrito/RS municipal system. Some references which are considered: Haydt (2011), Fabris, Oliveira and Lima (2020), Moretto (2014), Ponte, Quaresma and Mata-Pereira (2015), Menegola and Sant’Anna (2000). Datas was organized in categories and subcategories: “Planning perceptions: Planning as a way/organizer/guideline; Planning in order to identify difficulties, the students’ and class’s specificities; Planning concerning assessment and learning” and “Lesson plan considerations: Organization, suitability and steps; Essential actions; Lesson plan structure and elements”. The analyses show that the teachers find in planning a guideline, some orientation for the development of their classes, indicating that it is through this planning that the students’ needs and difficulties are met, as well as the evaluation of this process. In lesson plans, the teachers consider the sequence of some steps as well as some essential actions in their execution, regardless the model adopted. The teachers’ comments enable concluding that they acknowledge the importance of planning and lesson plans for teaching actions, in the perspective of the students’ math learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.subject | Lesson plan | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Final Years of Elementary School | pt_BR |
dc.title | Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Math teachers’ comments regarding planning and lesson plans | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-0013-0476 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0778862594836670 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502904964107859 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores que ensinam Matemática sobre o planejamento? Como os professores consideram o plano de aula? Pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por um questionário on-line, respondido por nove professores que atuam na rede municipal de Dom Pedrito/RS. Alguns referenciais considerados: Haydt (2011), Fabris, Oliveira e Lima (2020), Moretto (2014), Ponte, Quaresma e Mata-Pereira (2015), Menegola e Sant’Anna (2000). Os dados foram organizados em categorias e subcategorias: “Entendimentos do planejamento: Planejamento como caminho/organizador/norteador; Planejamento para identificar as dificuldades, as especificidades dos alunos e da turma; Planejamento para avaliação e aprendizagem” e “Considerações do plano de aula: Organização, adequação e etapas; Ações imprescindíveis; Estrutura e elementos do plano de aula”. As análises mostram que os professores encontram no planejamento uma direção, uma orientação para o desenvolvimento das suas aulas, indicando que é por meio desse planejamento que são atendidas as necessidades e dificuldades dos alunos, bem como a avaliação desse processo. No plano de aula, os professores consideram a sequência de alguns passos, como também algumas ações imprescindíveis na sua execução, independentemente do modelo adotado. Os ditos dos professores possibilitam concluir que reconhecem a importância do planejamento e do plano de aula para as ações de ensino, na perspectiva das aprendizagens matemáticas dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |