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dc.creatorAlmeida, Luciano Rodrigues de
dc.date.accessioned2025-02-24T16:14:51Z
dc.date.available2025-02-24T16:14:51Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.identifier.citationALMEIDA, Luciano Rodrigues de. A qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão de seu corpo discente. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15142
dc.description.abstractThis study investigates the quality of services provided by a public Higher Education Institution (HEI), focusing on the perceptions of students at the Federal University of Pelotas (UFPel). The SERVPUBLIC scale was used, which evaluates seven dimensions: Tangible Aspects, Reliability, Relationship, Public Value, Transparency, Equality and Legality, and Satisfaction. A quantitative approach was followed, with a questionnaire administered to 1,265 students, of which 1,156 responses were valid. The primary objective was to identify the factors influencing student satisfaction and how these elements impact their retention at the institution. The data analysis included descriptive statistical methods and structural equation modeling, aiming to validate the hypothesis that there is a positive and statistically significant relationship between the evaluation of UFPel's educational service and students' retention at the institution. The results indicated that student satisfaction was the most relevant factor, with a strong correlation between positive perceptions of services and the decision to continue at the university. The Reliability dimension also stood out, demonstrating that students' trust in the institution is essential for their academic continuity. Additionally, Transparency and Equality and Legality were found to be fundamental in promoting a fair and clear academic environment, reinforcing institutional trust and student retention. The inclusion of the construct Student Retention in the model emphasized the relevance of various qualitative factors for institutional success, showing that the perception of service quality affects not only immediate satisfaction but also students' long-term decision to remain at the university. In conclusion, the research provides strategic guidelines for UFPel to improve its services and increase student retention, strengthening its commitment to academic and administrative excellence.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectQualidade dos serviçospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSERVPUBLICpt_BR
dc.subjectService qualitypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectStudent retentionpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.titleA qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão de seu corpo discentept_BR
dc.title.alternativeThe quality of services provided by a federal higher education institution from the perspective of its student bodypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8539890690035054pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-6767-3889pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9676047419085686pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a qualidade dos serviços prestados por uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, com foco na percepção dos alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para isso, foi utilizada a escala SERVPUBLIC, que avalia sete dimensões: Aspectos Tangíveis, Confiabilidade, Relacionamento, Valor Público, Transparência, Igualdade e Legalidade, e Satisfação. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário a 1.265 alunos, dos quais 1.156 foram válidos. O principal objetivo foi identificar os fatores que influenciam a satisfação dos estudantes e como esses elementos impactam sua permanência na instituição. A análise das informações incluiu métodos estatísticos descritivos e a modelagem de equações estruturais, buscando validar a hipótese de que existe uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a avaliação do serviço educacional da UFPel e a permanência dos alunos na instituição. Os resultados apontaram que a satisfação dos alunos foi o fator mais relevante, com uma forte correlação entre a percepção positiva dos serviços e a decisão de continuar na universidade. A dimensão da Confiabilidade também se destacou, mostrando que a confiança dos alunos na instituição é essencial para sua continuidade acadêmica. Além disso, Transparência e Igualdade e Legalidade se revelaram fundamentais para promover um ambiente acadêmico justo e claro, reforçando a confiança institucional e a permanência dos estudantes. A inclusão do construto Permanência de Alunos na Instituição no modelo reforçou a relevância de diversos fatores qualitativos para o sucesso institucional, demonstrando que a percepção da qualidade dos serviços afeta não apenas a satisfação imediata, mas também a decisão dos alunos de permanecerem na universidade a longo prazo. Em conclusão, a pesquisa oferece diretrizes estratégicas para que a UFPel possa aprimorar seus serviços e aumentar a permanência estudantil, fortalecendo seu compromisso com a excelência acadêmica e administrativa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Everton Anger
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR


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