dc.creator | Almeida, Luciano Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T16:14:51Z | |
dc.date.available | 2025-02-24T16:14:51Z | |
dc.date.issued | 2024-10-11 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Luciano Rodrigues de. A qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão de seu corpo discente. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15142 | |
dc.description.abstract | This study investigates the quality of services provided by a public Higher Education
Institution (HEI), focusing on the perceptions of students at the Federal University of
Pelotas (UFPel). The SERVPUBLIC scale was used, which evaluates seven dimensions:
Tangible Aspects, Reliability, Relationship, Public Value, Transparency, Equality and
Legality, and Satisfaction. A quantitative approach was followed, with a questionnaire
administered to 1,265 students, of which 1,156 responses were valid. The primary
objective was to identify the factors influencing student satisfaction and how these
elements impact their retention at the institution. The data analysis included descriptive
statistical methods and structural equation modeling, aiming to validate the hypothesis
that there is a positive and statistically significant relationship between the evaluation of
UFPel's educational service and students' retention at the institution. The results indicated
that student satisfaction was the most relevant factor, with a strong correlation between
positive perceptions of services and the decision to continue at the university. The
Reliability dimension also stood out, demonstrating that students' trust in the institution
is essential for their academic continuity. Additionally, Transparency and Equality and
Legality were found to be fundamental in promoting a fair and clear academic
environment, reinforcing institutional trust and student retention. The inclusion of the
construct Student Retention in the model emphasized the relevance of various qualitative
factors for institutional success, showing that the perception of service quality affects not
only immediate satisfaction but also students' long-term decision to remain at the
university. In conclusion, the research provides strategic guidelines for UFPel to improve
its services and increase student retention, strengthening its commitment to academic and
administrative excellence. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Qualidade dos serviços | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Permanência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Satisfação | pt_BR |
dc.subject | SERVPUBLIC | pt_BR |
dc.subject | Service quality | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Student retention | pt_BR |
dc.subject | Satisfaction | pt_BR |
dc.title | A qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão de seu corpo discente | pt_BR |
dc.title.alternative | The quality of services provided by a federal higher education institution from the perspective of its student body | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8539890690035054 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-6767-3889 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9676047419085686 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a qualidade dos serviços prestados por uma Instituição de Ensino
Superior (IES) pública, com foco na percepção dos alunos da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel). Para isso, foi utilizada a escala SERVPUBLIC, que avalia sete
dimensões: Aspectos Tangíveis, Confiabilidade, Relacionamento, Valor Público,
Transparência, Igualdade e Legalidade, e Satisfação. A pesquisa seguiu uma abordagem
quantitativa, com a aplicação de um questionário a 1.265 alunos, dos quais 1.156 foram
válidos. O principal objetivo foi identificar os fatores que influenciam a satisfação dos
estudantes e como esses elementos impactam sua permanência na instituição. A análise
das informações incluiu métodos estatísticos descritivos e a modelagem de equações
estruturais, buscando validar a hipótese de que existe uma relação positiva e
estatisticamente significativa entre a avaliação do serviço educacional da UFPel e a
permanência dos alunos na instituição. Os resultados apontaram que a satisfação dos
alunos foi o fator mais relevante, com uma forte correlação entre a percepção positiva dos
serviços e a decisão de continuar na universidade. A dimensão da Confiabilidade também
se destacou, mostrando que a confiança dos alunos na instituição é essencial para sua
continuidade acadêmica. Além disso, Transparência e Igualdade e Legalidade se
revelaram fundamentais para promover um ambiente acadêmico justo e claro, reforçando
a confiança institucional e a permanência dos estudantes. A inclusão do construto
Permanência de Alunos na Instituição no modelo reforçou a relevância de diversos fatores
qualitativos para o sucesso institucional, demonstrando que a percepção da qualidade dos
serviços afeta não apenas a satisfação imediata, mas também a decisão dos alunos de
permanecerem na universidade a longo prazo. Em conclusão, a pesquisa oferece diretrizes
estratégicas para que a UFPel possa aprimorar seus serviços e aumentar a permanência
estudantil, fortalecendo seu compromisso com a excelência acadêmica e administrativa. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalheiro, Everton Anger | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |