Show simple item record

dc.creatorSilva, Fernanda Karolaine Dutra da
dc.date.accessioned2025-04-02T14:57:05Z
dc.date.available2025-04-02T14:57:05Z
dc.date.issued2025-02-05
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Karolaine Dutra da. De interações intermoleculares e perfis epistemológicos: por que o ensino de química ainda pensa clássico em seus materiais? 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15508
dc.description.abstractThis dissertation investigates the Epistemological Profile present in different educational materials used in Chemistry Education, with a specific focus on Intermolecular Interactions. The research examines textbooks from the National Textbook Program (PNLD), books intended for Higher Education, and historical works, analyzing how these materials explore the concept of Intermolecular Interactions. The general objective is to identify and understand the philosophical zones that emerge from these resources, exploring both the formation of concepts and possible pedagogical implications for Chemistry Education. The dissertation is structured into six articles, each addressing different dimensions of the research problem. The first article discusses the definition and distinction between the concepts of Epistemological Profile and Conceptual Profile, establishing a theoretical foundation for the investigation. The second article explores the epistemological construction of the concept of Intermolecular Interactions. The third and fourth articles analyze how these concepts are addressed in PNLD textbooks and Higher Education materials, respectively, employing content analysis based on Bardin (1977) to identify predominant approaches. The fifth article investigates the historical evolution of the concept of Intermolecular Interactions in early scientific works, while the sixth article presents an empirical analysis of the Epistemological Profile found in the three types of educational materials examined, revealing a predominance of Classical Rationalism, which reflects a traditional approach to Chemistry regarding Intermolecular Interactions. The critical analysis of textbooks and their limitations in promoting a more contextualized view of Science highlight the need for a deeper revision of curricula and educational materials, aiming for a more critical and contemporary approach to Chemistry Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPerfil Epistemológicopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInterações Intermolecularespt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectEnsino Clássicopt_BR
dc.titleDe interações intermoleculares e perfis epistemológicos: por que o ensino de Química ainda pensa clássico em seus materiais?pt_BR
dc.title.alternativeOf intermolecular interactions and epistemological profiles: why does chemistry education still think classically in its materials?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2425243948762503pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5824-306Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8526270736001728pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Alessandro Cury
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512050912247402pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o Perfil Epistemológico presente em diferentes materiais didáticos utilizados no Ensino de Química, com foco específico nas Interações Intermoleculares. A pesquisa se debruça sobre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), livros destinados ao Ensino Superior e Obras Históricas, analisando como esses materiais exploram o conceito de Interações intermoleculares. O objetivo geral é identificar e compreender as zonas filosóficas que emergem desses recursos, explorando tanto a formação dos conceitos quanto possíveis implicações pedagógicas para o Ensino de Química. A dissertação é organizada em seis artigos que abordam diferentes dimensões do problema de pesquisa. O primeiro artigo discute a definição e a distinção entre os conceitos de Perfil Epistemológico e Perfil Conceitual, estabelecendo uma base teórica para a investigação. O segundo artigo explora a construção epistemológica do conceito de Interações Intermoleculares. O terceiro e quarto artigos analisam como esses conceitos são tratados nos livros didáticos do PNLD e no Ensino Superior, respectivamente, utilizando análise de conteúdo com base em Bardin (1977) para identificar as abordagens predominantes. O quinto artigo investiga a evolução histórica do conceito de Interações Intermoleculares nas obras científicas antigas, enquanto o sexto artigo apresenta uma análise empírica do Perfil Epistemológico presente nos três tipos de materiais didáticos analisados, revelando uma predominância do Racionalismo Clássico, refletindo uma abordagem tradicional da Química acerca das Interações Intermoleculares. A análise crítica dos livros e sua limitação em promover uma visão mais contextualizada da Ciência indicam a necessidade de uma revisão mais profunda nos currículos e materiais didáticos, visando um ensino mais crítico e alinhado às demandas contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pastoriza, Bruno dos Santos
dc.subject.cnpq1QUIMICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record