dc.creator | Diel, Rômulo Schwanz | |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T19:31:26Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T19:31:26Z | |
dc.date.issued | 2024-12-20 | |
dc.identifier.citation | DIEL, Rômulo Schwanz. Desenvolvimento linguístico das vogais baixas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita e treinamento articulatório mediada pelo ultrassom. 2024. 240f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15513 | |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the role of explicit instruction and articulatory training
through ultrasound imaging in the developmental process of the English low front
vowels /æ/ and /ɛ/ by Brazilian learners of English as a second language (L2).
Twelve data collection sessions were conducted, focusing on the acoustic production
of four participants enrolled in the initial semesters of the Portuguese-English
undergraduate program at the Federal University of Pelotas. The participants were
exposed to visual stimuli (image presentations) to produce the target sounds in a
carrier sentence. The data collections were carried out in three distinct phases: (i)
initial collections, (ii) explicit instruction sessions, and (iii) final collections. Based on
the Complex Dynamic Systems Theory and the concept of variability in the linguistic
development process (Larsen-Freeman 1997, 2015, 2017; Hiver and Al-Hoorie
2016; Hiver, Al-Hoorie, and Evans 2021, 2022; De Bot, Lowie, and Verspoor 2017,
2021, 2022), the longitudinal data were described and analyzed using descriptive
and inferential statistics to determine whether articulatory training can trigger
linguistic change (Cf. Taylor, 2000; Verspoor, De Bot, and Lowie, 2011;
Schereschewsky, 2021). The results showed that ultrasound-mediated articulatory
training had a positive impact on vowel productions, evidenced by significant
changes in formant values (F1 and F2) and vowel duration. After the training, there
was a stabilization and approximation of the Brazilian Portuguese (BP) vowel
productions to English vowels, particularly the vowel [æ]. Descriptive and inferential
statistical analyses of the longitudinal collections revealed that vowel productions
improved over time, especially for participants S2, S3, and S4, who showed progress
in the quality of [æ], resembling that of the native speaker’s production, although
durational differences persisted. However, participant S1 faced difficulties in
distinguishing between the vowels [ε] and [æ], showing system destabilization that
prevented developmental advances. These results indicate that the methodology
used was effective in improving vowel production, and the longitudinal analysis
through the Complex Dynamic Systems Theory was essential for understanding the
developmental trajectory of vowel productions and the impacts of explicit instruction
and ultrasound-mediated articulatory training on the variability of the
phonetic-phonological system. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos sistemas dinâmicos complexos | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Vogais frontais baixas | pt_BR |
dc.subject | Instrução explícita | pt_BR |
dc.subject | Ultrassom | pt_BR |
dc.subject | Complex Dynamic Systems Theory | pt_BR |
dc.subject | Second language development | pt_BR |
dc.subject | Low front vowels | pt_BR |
dc.subject | Explicit instruction | pt_BR |
dc.subject | Ultrasound | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento linguístico das vogais baixas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita e treinamento articulatório mediada pelo ultrassom | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1008573272930409 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1966228513900929 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação aborda o papel da instrução explícita e do treinamento
articulatório, por meio da ultrassonografia, no processo desenvolvimental das vogais
frontais baixas /æ/ e /Ɛ/ do inglês por aprendizes brasileiros de inglês como segunda
língua (L2). Para isso, foram realizadas doze coletas de dados de produção acústica
de quatro informantes de semestres iniciais do curso de Letras - Português e Inglês
da Universidade Federal de Pelotas, contando com estímulos visuais (apresentação
de imagens) para que os informantes produzem os sons-alvo em uma frase veículo.
As coletas ocorreram em três momentos distintos: i) coletas iniciais, ii) coletas de
instrução explícita e iii) coletas finais. Tendo por base a Teoria dos Sistemas
Dinâmicos Complexos e a existência da variabilidade no processo de
desenvolvimento linguístico (Larsen-freeman 1997, 2015, 2017; Hiver e Al-Hoorie
2016, Hiver, Al-Hoorie e Evans 2021, 2022; De Bot; Lowie E Verspoor 2017, 2021
2022), os dados longitudinais foram descritos e analisados por meio de estatísticas
descritiva e inferencial de forma a averiguar se o treinamento articulatório pode ser
um fator a ocasionar mudança linguística (Cf. Taylor, 2000; Verspoor, De Bot E
Lowie, 2011; Schereschewsky, 2021). Os resultados demonstraram que o
treinamento articulatório mediado por ultrassom teve um impacto positivo nas
produções das vogais, evidenciado por mudanças significativas nos valores
formânticos (F1 e F2) e na duração das vogais. Após o treinamento, houve uma
estabilização e aproximação das produções das vogais do Português Brasileiro (PB)
em relação às vogais do inglês, especialmente a vogal [æ]. Os testes estatísticos
descritivos e inferenciais das coletas longitudinais revelaram que as produções
vocálicas evoluíram ao longo do tempo, em especial para as informantes S2, S3 e
S4 que mostraram progresso na qualidade vocálica de [æ], assemelhando-se,
assim, a da vogal realizada pela nativa de IA, ainda que diferenças duracionais
tenham permanecido. Contudo, S1 apresentou dificuldades na distinção entre as
vogais [ε] e [æ], evidenciando desestabilização do sistema, mas não o suficiente
para que avanços no processo desenvolvimental fossem realizados. Esses
resultados indicam que a metodologia utilizada foi eficaz para melhorar a produção
das vogais, além de a análise longitudinal, via TSDC, ter sido fundamental para
compreender a trajetória desenvolvimental das produções das vogais e os impactos
das sessões de instrução explícita e do treinamento articulatório com o ultrassom na
variabilidade do sistema fonético-fonológico. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Giovana Ferreira | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |