Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouza, Luiza da Silva
dc.date.accessioned2025-04-02T19:31:48Z
dc.date.available2025-04-02T19:31:48Z
dc.date.issued2023-03-10
dc.identifier.citationSOUZA, Luiza Souza. "Tudo que você toca, você Muda": a reprodução do cenário distópico do Capitaloceno e a construção de estratégias utópico-religiosas em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler. Orientador: Eduardo Marks de Marques, 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15514
dc.description.abstractThe works of Octavia Butler invite us to transcend the contemporary fears and anxieties that are projected in the work towards a dystopian future and represent, through the psychological, physical and social space, how the era of Capital is reproduced. The novels are presented in a pessimistic future in which the characters need to fight to survive, creating strategies to deal with an era of instability, scarcity and devastation, where the scenario is a California of social inequalities, uncontrolled global warming and an impotent liberal State. (or religious in the case of Talents) all as a result of the irresponsible exploitation of natural resources. Butler's works invite us to transcend the contemporary fears and anxieties that are projected in the work towards a dystopian future. .The focus of the dissertation is to make explicit the materialization of the ecological and social chaos present in Butler's novels. Based on this assumption, when analyzing the Capitalocene conjuncture presented in the novel, which rethinks the dynamics of relations between human beings and nature, building a practice of unlimited exploration, it is correct to infer that dystopias best present signs of the consequences of present acts and represent the future, because they are directly connected with the present anxieties of societies. By understanding a dystopia as a portrait of a society in ruins, the Capitalocene is dystopian in the sense that these increasing ecological impacts are caused by the capitalist mode of production, which affects social groups unevenly. We aim to present the analyzes that seek to observe how the Capitalocene concept materializes in dystopian spaces and analyze how the character of the novel tries to create strategies to deal with the system's explorations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAntropocenopt_BR
dc.subjectCapitalocenopt_BR
dc.subjectEcologia socialpt_BR
dc.subjectDistopia ecológicapt_BR
dc.subjectOctavia Butlerpt_BR
dc.subjectParábola do Semeadorpt_BR
dc.subjectA Parábola dos Talentospt_BR
dc.subjectAnthropocenept_BR
dc.subjectCapitalocenept_BR
dc.subjectSocial ecologypt_BR
dc.subjectEcological dystopiapt_BR
dc.subjectParable of the Sowerpt_BR
dc.subjectParable of the Talentspt_BR
dc.title"Tudo que você toca, você Muda": a reprodução do cenário distópico do Capitaloceno e a construção de estratégias utópico-religiosas em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butlerpt_BR
dc.title.alternative"All you touch, You Change” the reproduction of the dystopian scenario of the Capitalocene and the construction of utopian-religious strategies in Parable of the Sower and Parable of the Talentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0417051481165234pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-3067-7237pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9216599540037680pt_BR
dc.description.resumoAs obras de Octavia Butler nos convidam a transcender os medos e anseios contemporâneos que são projetados na obra para um futuro distópico e representam através do espaço psicológico, físico e social, como se reproduz a era do Capital. Os romances são apresentados em um futuro pessimista no qual os personagens precisam lutar para sobreviver criando estratégias para dar conta de uma era de instabilidade, escassez e devastação, onde o cenário é uma Califórnia de desigualdades sociais, um aquecimento global descontrolado e um Estado impotente liberal (ou religioso no caso de Talentos) tudo como resultado da exploração irresponsável de recursos naturais.As obras de Butler nos convidam a transcender os medos e anseios contemporâneos que são projetados na obra para um futuro distópico. .O foco da dissertação é tornar explícita a materialização do caos ecológico e social presentes nos romances de Butler. Partindo desse pressuposto, ao analisar a conjuntura capitalocênica apresentada no romance, que repensa a dinâmica de relações entre o ser humano e a natureza construindo uma prática de exploração ilimitada, é correto aferir que as distopias melhor apresentam sinais das consequências dos atos presentes e representam o futuro, porque estão conectadas diretamente com as ansiedades presentes das sociedades. Ao entendermos uma distopia como retrato de uma sociedade em ruínas, o Capitaloceno é distópico no sentido de que esses impactos ecológicos crescentes são causados pelo modo de produção capitalista que, atinge grupos sociais de maneira desigual. Temos por objetivo apresentar as análises que buscam observar como o conceito Capitaloceno se materializa nos espaços distópicos e analisar como a personagem do romance tenta criar estratégias para dar conta das explorações do sistema.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Eduardo Marks de
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem