dc.creator | Souza, Luiza da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T19:31:48Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T19:31:48Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luiza Souza. "Tudo que você toca, você Muda": a reprodução do cenário distópico do Capitaloceno e a construção de estratégias utópico-religiosas em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler. Orientador: Eduardo Marks de Marques, 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15514 | |
dc.description.abstract | The works of Octavia Butler invite us to transcend the contemporary fears and
anxieties that are projected in the work towards a dystopian future and represent,
through the psychological, physical and social space, how the era of Capital is
reproduced. The novels are presented in a pessimistic future in which the characters
need to fight to survive, creating strategies to deal with an era of instability, scarcity
and devastation, where the scenario is a California of social inequalities,
uncontrolled global warming and an impotent liberal State. (or religious in the case of
Talents) all as a result of the irresponsible exploitation of natural resources. Butler's
works invite us to transcend the contemporary fears and anxieties that are projected
in the work towards a dystopian future. .The focus of the dissertation is to make
explicit the materialization of the ecological and social chaos present in Butler's
novels. Based on this assumption, when analyzing the Capitalocene conjuncture
presented in the novel, which rethinks the dynamics of relations between human
beings and nature, building a practice of unlimited exploration, it is correct to infer
that dystopias best present signs of the consequences of present acts and represent
the future, because they are directly connected with the present anxieties of
societies. By understanding a dystopia as a portrait of a society in ruins, the
Capitalocene is dystopian in the sense that these increasing ecological impacts are
caused by the capitalist mode of production, which affects social groups unevenly.
We aim to present the analyzes that seek to observe how the Capitalocene concept
materializes in dystopian spaces and analyze how the character of the novel tries to
create strategies to deal with the system's explorations. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Antropoceno | pt_BR |
dc.subject | Capitaloceno | pt_BR |
dc.subject | Ecologia social | pt_BR |
dc.subject | Distopia ecológica | pt_BR |
dc.subject | Octavia Butler | pt_BR |
dc.subject | Parábola do Semeador | pt_BR |
dc.subject | A Parábola dos Talentos | pt_BR |
dc.subject | Anthropocene | pt_BR |
dc.subject | Capitalocene | pt_BR |
dc.subject | Social ecology | pt_BR |
dc.subject | Ecological dystopia | pt_BR |
dc.subject | Parable of the Sower | pt_BR |
dc.subject | Parable of the Talents | pt_BR |
dc.title | "Tudo que você toca, você Muda": a reprodução do cenário distópico do Capitaloceno e a construção de estratégias utópico-religiosas em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler | pt_BR |
dc.title.alternative | "All you touch, You Change” the reproduction of the dystopian scenario of the Capitalocene and the construction of utopian-religious strategies in Parable of the Sower and Parable of the Talents | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0417051481165234 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-3067-7237 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9216599540037680 | pt_BR |
dc.description.resumo | As obras de Octavia Butler nos convidam a transcender os medos e anseios
contemporâneos que são projetados na obra para um futuro distópico e
representam através do espaço psicológico, físico e social, como se reproduz a era
do Capital. Os romances são apresentados em um futuro pessimista no qual os
personagens precisam lutar para sobreviver criando estratégias para dar conta de
uma era de instabilidade, escassez e devastação, onde o cenário é uma Califórnia
de desigualdades sociais, um aquecimento global descontrolado e um Estado
impotente liberal (ou religioso no caso de Talentos) tudo como resultado da
exploração irresponsável de recursos naturais.As obras de Butler nos convidam a
transcender os medos e anseios contemporâneos que são projetados na obra para
um futuro distópico. .O foco da dissertação é tornar explícita a materialização do
caos ecológico e social presentes nos romances de Butler. Partindo desse
pressuposto, ao analisar a conjuntura capitalocênica apresentada no romance, que
repensa a dinâmica de relações entre o ser humano e a natureza construindo uma
prática de exploração ilimitada, é correto aferir que as distopias melhor apresentam
sinais das consequências dos atos presentes e representam o futuro, porque estão
conectadas diretamente com as ansiedades presentes das sociedades. Ao
entendermos uma distopia como retrato de uma sociedade em ruínas, o
Capitaloceno é distópico no sentido de que esses impactos ecológicos crescentes
são causados pelo modo de produção capitalista que, atinge grupos sociais de
maneira desigual. Temos por objetivo apresentar as análises que buscam observar
como o conceito Capitaloceno se materializa nos espaços distópicos e analisar
como a personagem do romance tenta criar estratégias para dar conta das
explorações do sistema. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Eduardo Marks de | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |