dc.creator | Silveira, Rodrigo Padilha | |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:08:08Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T14:08:08Z | |
dc.date.issued | 2024-10-23 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Rodrigo Padilha. A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15532 | |
dc.description.abstract | This dissertation conducted a qualitative investigation aimed at analyzing how Basic
Education teachers use and evaluate the integration of interactive videos in
Mathematics teaching activities. To achieve this, an action research was carried out,
involving the delivery of an online course on creating interactive videos for Basic
Education teachers. As the final project for the course, the teachers developed an
interactive video with Mathematics content, implemented it with their students, and
reported on their experiences. Data collection was conducted through the registration
form, activities proposed during the course, researcher observations, and a course
evaluation form. The empirical material was organized and analyzed using Bardin's
Content Analysis, resulting in the following categories: Interactivity and Engagement,
Review and Content Reinforcement, Practical Application and Contextualization,
Monitoring, and Evaluation. The results highlight that interactive videos are promising
tools that stimulate and facilitate learning. However, their use depends on factors such
as the availability of technology, teacher training, and a specific teaching context.
Transforming pedagogical practices is not an automatic process; it requires careful
pedagogical support, meticulous planning, and alignment with students' demands and
interests. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Vídeos interativos | pt_BR |
dc.subject | Edpuzzle | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Interactive videos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The Use of Interactive Videos in Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | ttp://lattes.cnpq.br/0652467405624786 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação realizou uma investigação com abordagem qualitativa com o objetivo
de analisar como os professores da Educação Básica utilizam e avaliam a
integração dos vídeos interativos em atividades de ensino de Matemática. Para
isso, foi executada uma pesquisa-ação que envolveu a oferta de um curso de criação
de vídeos interativos para professores da Educação Básica na modalidade a distância.
Como trabalho final do curso, os professores elaboraram um vídeo interativo com
conteúdo de Matemática, aplicaram-no com seus alunos e relataram a experiência
vivenciada. A coleta de dados foi feita por meio do formulário de inscrição, atividades
propostas durante o curso, observações do pesquisador e formulário de avaliação do
curso. O material empírico foi organizado e submetido à análise por meio da Análise
de Conteúdo de Bardin, originando as seguintes categorias: Interatividade e
Engajamento, Revisão e Retomada de Conteúdos, Aplicação Prática e
Contextualização, Monitoramento e Avaliação. Os resultados evidenciam que os
vídeos interativos são ferramentas promissoras que instigam e facilitam a
aprendizagem, sua utilização, entretanto, depende de fatores como a disponibilidade
de tecnologia, o treinamento dos professores e um contexto específico de ensino. A
transformação das práticas pedagógicas não é um processo automático, pois requer
suporte Pedagógico cuidadoso, planejamento criterioso e alinhamento com as
demandas e interesses dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |