Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSandro Faccin Bortolazzo
dc.date.accessioned2025-05-06T23:03:13Z
dc.date.available2025-05-06T23:03:13Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBORTOLAZZO, Sandro Faccin. O dilema das plataformas e redes digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo. Cadernos de Educação, Pelotas, n.66, p.1-20, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15887
dc.description.abstractO Dilema das Redes”, documentário da Netflix, adverte como as empresas de tecnologia usam informações de usuários para potencializar negócios. Neste artigo, o objetivo é analisar como as plataformas digitais, inscritas na racionalidade neoliberal, têm produzido outras formas de docência e processos educativos. Trata-se de um estudo exploratório, seguindo dois movimentos. O primeiro adota a algoritmicidade (STALDER, 2018) e a Plataformização da Sociedade (VAN DIJCK, POELL E WAAL, 2018) como características estruturais na produção de sentidos. O segundo, seguindo Brown (2019), Dardot et.al (2021), Ball (2014), Foucault (1987; 2006), explora como as tecnologias digitais e o neoliberalismo se afinam a características incitadas nos sujeitos – flexibilidade, mobilidade, personalização–, permitindo pensar uma docência e processos educativos voláteis, e não mais atrelados a espaços físicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleO dilema das plataformas e redes digitais: processos educativos, docência e neoliberalismopt_BR
dc.title.alternativeThe Dilemma of Digital Platforms and Networks: educational processes, teaching and neoliberalismpt_BR
dc.title.alternativeEl Dilema de las Plataformas y Redes Digitales: procesos educativos, enseñanza y neoliberalismopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem