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Quais são as bases e as fontes que contribuem para o conhecimento profissional da docência? Um estudo com professoras dos anos iniciais

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Debora_Andrade_Dissertação.pdf (1.194Mb)
Date
2024-08-26
Author
Andrade, Débora Wendler de
Metadata
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Abstract
Esta dissertação buscou compreender quais são as bases e as fontes referidas pelas professoras como contribuições para o seu conhecimento profissional e para a docência nos anos iniciais, em termos de concepções, práticas e materiais de alfabetização. Como objetivos específicos, buscou: i) analisar se o PNAIC segue contribuindo com o conhecimento profissional para a docência nos anos iniciais; ii) identificar que outros programas e fontes contribuem para a docência nos anos iniciais. Esta pesquisa considerou o contexto da pandemia Covid-19 e as dificuldades perpassadas pelos professores. A base teórica trabalhou conceitos abordados por António Nóvoa (2017, 2022), que contribui nas discussões sobre a formação docente, o conhecimento profissional docente, incluindo os desafios enfrentados pelos professores e pela formação durante a pandemia; por Lee Shulman (2014), autor central nas discussões acerca das fontes e da base do conhecimento do professor; e, por Magda Soares (2016), referência no que diz respeito aos conceitos da alfabetização e da docência nos anos iniciais, especialmente no ciclo de alfabetização. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. O instrumento delimitado para coleta de dados foi o questionário on-line, disponibilizado via Google Forms, compartilhado via redes sociais, a fim de chegar ao público alvo: professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com 35 professoras respondentes da região sul do Rio Grande do Sul. Com a análise foi possível identificar cursos, materiais de programas de formação, atividades disponíveis na internet e o uso das redes sociais como fontes contribuintes para a base de conhecimento profissional do professor. Do mesmo modo, observou-se que os materiais do PNAIC seguem contribuindo na formação e na prática da maioria das professoras. Em síntese, a pesquisa demonstra uma ampliação de determinadas fontes e a subtração de outras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15932
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

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