• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de línguas adicionais a distância: influência da Gamificação na percepção da Distância Transacional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
DISSERTAÇÃO_Juliana Ribeiro dos Santos.pdf (6.359Mb)
Data
2025-04-08
Autor
Santos, Juliana Ribeiro dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da Metodologia Ativa Gamificação nos níveis de Distância Transacional (DT) em um curso de inglês na modalidade Educação a Distância (EaD), a partir da percepção dos alunos. A DT refere-se ao distanciamento comunicacional e psicológico causado pela separação física e temporal inerente à EaD (Moore, 1993). Para alcançar o objetivo, foram estabelecidos dois objetivos específicos: analisar a manifestação da Distância Transacional em um curso de inglês a distância oferecido a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas e descrever a influência da adoção da Gamificação na percepção discente sobre essa distância. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com análise de dados obtidos por meio de questionários e diários de autoavaliação aplicados aos alunos do curso. A análise dos dados revelou que a Distância Transacional manifestou-se de diferentes formas ao longo do curso, com variações nas dimensões de DT entre aluno e professor (DTAP), DT entre aluno e conteúdo (DTAC) e DT entre aluno e alunos (DTAA). Os resultados indicaram que a DTAP foi reduzida devido à disponibilidade do instrutor para interações e ao suporte oferecido ao longo do curso. No entanto, o tempo de resposta ao feedback foi percebido como um ponto crítico, com respostas variadas quanto à agilidade e personalização desse feedback. A DTAC foi, em sua maioria, percebida positivamente, com os alunos destacando o design instrucional e as atividades gamificadas como facilitadores para a compreensão do conteúdo e da motivação. Por outro lado, a DTAA apresentou maior diversidade de percepções, com alguns alunos apontando dificuldades em sentir-se valorizados pelos colegas. A pesquisa também evidenciou que a implementação da Gamificação teve um impacto positivo na motivação e no engajamento dos alunos, mas não foi suficiente para reduzir a Distância Transacional de forma isolada. A interação com o professor, o feedback e a usabilidade Por fim, recomenda-se que os cursos de EaD adotem estratégias que promovam interações, como feedbacks individualizados, estratégias colaborativas e metodologias ativas. Também é importante garantir que a plataforma de ensino seja intuitiva e acessível, e que haja maior transparência na comunicação entre professores e alunos. O estudo abre caminhos para futuras investigações, principalmente no desenvolvimento de instrumentos que integrem a DTAI e na análise das estratégias pedagógicas para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos ao longo do curso.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15956
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [303]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Distância transacional no ensino de língua inglesa a distância 

    Santos, Juliana Ribeiro dos; Duarte, Gabriela Bohlmann (2024)
  • Educação à distância e odontologia. Parte I : Noções de educação a distância e sua aplicação na odontologia 

    Jardim, J. J.; Masotti, Alexandre Severo; Hirata, Ronaldo; Pacheco, João Felipe Mota (2001)
  • Ensino a Distância em Odontologia via internet: o que está sendo produzido no Brasil?. 

    Masotti, Alexandre Severo; Jardim, J. J.; Oshima, Hugo Mitsuo Silva; Pacheco, João Felipe Mota (2002)

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV