Ensino de línguas adicionais a distância: influência da Gamificação na percepção da Distância Transacional

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Data
2025-04-08Autor
Santos, Juliana Ribeiro dos
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da Metodologia Ativa
Gamificação nos níveis de Distância Transacional (DT) em um curso de inglês na
modalidade Educação a Distância (EaD), a partir da percepção dos alunos. A DT
refere-se ao distanciamento comunicacional e psicológico causado pela separação
física e temporal inerente à EaD (Moore, 1993). Para alcançar o objetivo, foram
estabelecidos dois objetivos específicos: analisar a manifestação da Distância
Transacional em um curso de inglês a distância oferecido a alunos de graduação e
pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas e descrever a influência da
adoção da Gamificação na percepção discente sobre essa distância. A pesquisa
seguiu uma abordagem qualitativa, com análise de dados obtidos por meio de
questionários e diários de autoavaliação aplicados aos alunos do curso. A análise
dos dados revelou que a Distância Transacional manifestou-se de diferentes formas
ao longo do curso, com variações nas dimensões de DT entre aluno e professor
(DTAP), DT entre aluno e conteúdo (DTAC) e DT entre aluno e alunos (DTAA). Os
resultados indicaram que a DTAP foi reduzida devido à disponibilidade do instrutor
para interações e ao suporte oferecido ao longo do curso. No entanto, o tempo de
resposta ao feedback foi percebido como um ponto crítico, com respostas variadas
quanto à agilidade e personalização desse feedback. A DTAC foi, em sua maioria,
percebida positivamente, com os alunos destacando o design instrucional e as
atividades gamificadas como facilitadores para a compreensão do conteúdo e da
motivação. Por outro lado, a DTAA apresentou maior diversidade de percepções,
com alguns alunos apontando dificuldades em sentir-se valorizados pelos colegas. A
pesquisa também evidenciou que a implementação da Gamificação teve um impacto
positivo na motivação e no engajamento dos alunos, mas não foi suficiente para
reduzir a Distância Transacional de forma isolada. A interação com o professor, o
feedback e a usabilidade Por fim, recomenda-se que os cursos de EaD adotem
estratégias que promovam interações, como feedbacks individualizados, estratégias
colaborativas e metodologias ativas. Também é importante garantir que a plataforma
de ensino seja intuitiva e acessível, e que haja maior transparência na comunicação
entre professores e alunos. O estudo abre caminhos para futuras investigações,
principalmente no desenvolvimento de instrumentos que integrem a DTAI e na
análise das estratégias pedagógicas para aumentar o engajamento e a motivação
dos alunos ao longo do curso.
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