dc.creator | Ferigollo, Clarissa | |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T11:29:06Z | |
dc.date.available | 2025-05-26T11:29:06Z | |
dc.date.issued | 2025-04-25 | |
dc.identifier.citation | FERIGOLLO, Clarissa. A ideia de empresário de si no serviço público: uma análise na Universidade Federal Do Rio Grande. Orientador: Marcio Silva Rodrigues. 2025. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade
Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15972 | |
dc.description.abstract | Business ideals and values have intensely been applied to various aspects of human
life, establishing forms of conduct and making the enterprise the model of
subjectivation (DARDOT and LAVAL, 2016). These values establish the “entrepreneur
of himself” (FOUCAULT, 2008), as an ideal to be achieved, and that its connection with
public service is a field that has still been little explored, this work aims to analyze
Foucault's idea of the entrepreneur of the self in public service, based on the perception
of managers and employees, assigned to the Pro-Rector's Offices of the Federal
University of Rio Grande. For a better discussion regarding the focus of this study, an
articulation with concepts from other authors was carried out, such as the
"entrepreneurial man" by Laval and Dardot (2016), the idea of "government of the soul"
by Rose (1988), and the reflections on "self-management" by De Gaulejac (2007). The
analysis first focused on the context in which the public servants are inserted,
understanding how state bureaucracy historically incorporates a business discourse
within the reality of Brazilian public service; how people management policies establish
what is expected from them; and how these policies are presented in the specific space
of FURG, encouraging the adoption of the ideal of the entrepreneur of the self among
the public servants. In a second moment, based on data from 10 interviews with
university managers and employees, it was observed that they identified with the
institution's values and an increasingly diffuse control over their work, which
encourages self-management and increasing self-accountability. The perceptions of
the interviewed converge towards the existence of a conflict between the ideal to be
achieved, which resembles the idea of the entrepreneur of oneself, through personal
pressure to do more and be better, and the search for security and stability within a
bureaucratic apparatus that limits their actions. In this context, feelings of guilt and
frustration are perceived, which may lead to illness, highlighting the necessity of
proposing reflections that could intervene in these discourses and understandings,
providing a differentiated perspective on health issues. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Empresário de si | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | FURG | pt_BR |
dc.subject | Enterprinsing self | pt_BR |
dc.subject | Public service | pt_BR |
dc.title | A ideia de empresário de si no serviço público: uma análise na Universidade Federal do Rio Grande | pt_BR |
dc.title.alternative | The idea of enterprising self in public service: an analysis at the Federal University of Rio Grande | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0372725206730387 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-8810-7077 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3615915503232216 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ideais e valores empresariais vêm sendo aplicados de forma cada vez mais intensa
aos diversos âmbitos da vida humana, estabelecendo formas de conduta e tornando
a empresa o modelo de subjetivação (DARDOT e LAVAL, 2016). Esses valores
estabelecem o “empresário de si” (FOUCAULT, 2008), como ideal a ser atingido, e
que sua relação com o serviço público é um campo ainda pouco explorado, o presente
trabalho objetivou analisar a ideia foucaultiana de empresário de si no serviço público,
a partir da percepção de gestores e servidores, lotados em Pró-Reitorias da
Universidade Federal do Rio Grande. Para uma melhor discussão acerca do foco
deste trabalho, foi realizada uma articulação com conceitos de outros autores, como
o “homem empresarial” de Laval e Dardot (2016), a ideia de “governo da alma” de
Rose (1988) e as reflexões acerca da “gestão de si”, de De Gaulejac (2007).
Procedeu-se primeiramente à análise do contexto no qual os servidores se inserem,
entendendo como a burocracia estatal incorpora historicamente um discurso
empresarial, na realidade do serviço público brasileiro; como as políticas de gestão de
pessoas estabelecem o que é esperado desse servidor; e como essas se apresentam
no espaço específico da FURG, incentivando a adoção desse ideal de empresário de
si entre os servidores. Em um segundo momento, a partir dos dados provenientes de
10 entrevistas com gestores e servidores da universidade, observou-se a identificação
dos mesmos com os valores da instituição e o controle cada vez mais difuso em
relação ao seu trabalho, que estimula uma autogestão e uma auto responsabilização
crescente. As percepções dos entrevistados convergem para a existência de um
conflito entre o ideal a ser atingido, que se aproxima da ideia de empresário de si,
através da cobrança pessoal por fazer cada vez mais e ser cada vez melhor; e a busca
por segurança e estabilidade, dentro de um aparato burocrático que limita sua
atuação. Nesse contexto são percebidos sentimentos de culpabilização e frustração,
que podem levar ao adoecimento e a indispensabilidade de se propor reflexões que
possam intervir nesses discursos e compreensões, proporcionando um olhar
diferenciado para as questões de saúde. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Marcio Silva | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |