A percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Abstract
O Plano Educacional Individualizado é uma metodologia de trabalho escrita de forma colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil, somente havendo alguns dispositivos legais municipais e estaduais. O primeiro capítulo desta dissertação teve como objetivo apresentar uma revisão integrativa de artigos nacionais que dissertam a respeito do Planejamento Educacional Individualizado, o qual demonstrou que ainda são poucos os artigos sobre este tema, bem como ínfimos os estudos que abordam sua eficácia e/ou benefícios. O segundo capítulo teve como objetivos contextualizar historicamente o PEI e suas origens; conceituar o PEI diferenciando-o de outros tipos de planejamentos escolares; e propor diretrizes e recomendações para a sua elaboração e implementação, através de uma análise criteriosa da literatura e legislações educacionais vigentes (do Brasil e Estados Unidos). Por fim, o terceiro capítulo apresentou uma pesquisa exploratória que visava investigar a percepção dos professores de alunos com TEA a respeito do Plano Educacional Individualizado; investigar os aspectos que os professores indicam como barreiras e/ou possibilidades para a elaboração e implementação do PEI para alunos com TEA; investigar as práticas de planejamento pedagógico para os alunos com TEA utilizadas por professores de escolas públicas; e, por fim, analisar os distanciamentos e aproximações entre os planejamentos (PEI e planejamento