Mostrar el registro sencillo del ítem
A percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
dc.creator | Silva, Gabrielle Lenz da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T16:22:08Z | |
dc.date.available | 2025-06-13 | |
dc.date.available | 2025-06-13T16:22:08Z | |
dc.date.issued | 2021-05-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabrielle Lenz da. A percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Orientadora: Síglia Pimentel Höher Camargo. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16148 | |
dc.description.abstract | The Individualized Educational Plan is a work methodology written in a collaborative way that has gained space and discussion in the academic and educational environment. Its elaboration and implementation is not yet regulated in Brazil, with only a few municipal and state legal provisions. The first chapter of this dissertation aimed to present an integrative review of national articles that talk about Individualized Educational Planning, which demonstrated that there are still few articles on this topic, as well as very few studies that address its effectiveness and / or benefits. The second chapter aimed to contextualize the PEI and its origins historically; conceptualize the PEI differentiating it from other types of school planning; and to propose guidelines and recommendations for their elaboration and implementation, through a careful analysis of the literature and current educational legislation (from Brazil and the United States). Finally, the third chapter presented an exploratory research that aimed to investigate the perception of teachers of students with ASD regarding the Individualized Educational Plan; investigate the aspects that teachers indicate as barriers and / or possibilities for the elaboration and implementation of the PEI for students with ASD; investigate pedagogical planning practices for students with ASD used by public school teachers; and, finally, to analyze the distances and approximations between the plans (PEI and school planning) coming from contexts in which the PEI is and is not legally foreseen. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Plano Educacional Individualizado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Individualized Educational Plan | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.title | A percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6653548687780771 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Plano Educacional Individualizado é uma metodologia de trabalho escrita de forma colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil, somente havendo alguns dispositivos legais municipais e estaduais. O primeiro capítulo desta dissertação teve como objetivo apresentar uma revisão integrativa de artigos nacionais que dissertam a respeito do Planejamento Educacional Individualizado, o qual demonstrou que ainda são poucos os artigos sobre este tema, bem como ínfimos os estudos que abordam sua eficácia e/ou benefícios. O segundo capítulo teve como objetivos contextualizar historicamente o PEI e suas origens; conceituar o PEI diferenciando-o de outros tipos de planejamentos escolares; e propor diretrizes e recomendações para a sua elaboração e implementação, através de uma análise criteriosa da literatura e legislações educacionais vigentes (do Brasil e Estados Unidos). Por fim, o terceiro capítulo apresentou uma pesquisa exploratória que visava investigar a percepção dos professores de alunos com TEA a respeito do Plano Educacional Individualizado; investigar os aspectos que os professores indicam como barreiras e/ou possibilidades para a elaboração e implementação do PEI para alunos com TEA; investigar as práticas de planejamento pedagógico para os alunos com TEA utilizadas por professores de escolas públicas; e, por fim, analisar os distanciamentos e aproximações entre os planejamentos (PEI e planejamento | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo , Síglia Pimentel Höher | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.