Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilveira, Isabel Regina de Souza
dc.date.accessioned2025-06-13T16:22:34Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T16:22:34Z
dc.date.issued2024-09-30
dc.identifier.citationSILVEIRA, Isabel Regina de Souza. Narrativas maternas acerca do processo de escolarização de crianças negras com Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso em Pelotas, RS. Orientadora: Georgina Helena Lima Nunes. 2024. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16149
dc.description.abstractThis study investigates the educational inclusion of Black autistic children in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, emphasizing mothers’ perceptions of the schooling process and the challenges arising from the intersection of race and disability. Developed within the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Pelotas, the research is based on a critical theoretical framework that integrates Black feminist perspectives, critical race studies, and decolonial approaches. These frameworks enable an analysis of how racism and barriers imposed by disability impact the educational and social lives of these children and their families. The methodology follows a qualitative approach, with interviews conducted with mothers of Black children with autism. The interviews are analyzed using the content analysis technique to identify patterns and meanings related to these mothers' experiences. The results reveal that the combination of racism and disability creates a scenario of multiple oppressions, demanding significant emotional burdens from these mothers. This study highlights the structural and social barriers faced, emphasizing how racism and ableism interact to exacerbate the marginalization of these children in the school environment. Mothers report that schools often reinforce stereotypes and exclusionary practices, both by educational professionals and through institutional policies that fail to consider the specific needs of their children. Thus, this study demonstrates that the effective inclusion of these children requires not only adjustments to educational policies but also a transformation in institutional attitudes, with the adoption of more inclusive and anti-racist pedagogical strategies. Conversations with participants indicate that, for them, the fight for an education that values and affirms their children’s identities is continuous and fraught with challenges. The study underscores the need for critical and ongoing training for educators and school administrators on the intersection of racism and ableism. It also provides a critical foundation for formulating policies to promote a more equitable and inclusive educational system that recognizes and addresses the intersectional identities of children and their families.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectExclusionpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleNarrativas maternas acerca do processo de escolarização de crianças negras com Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso em Pelotas, RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2529404436045309pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2529404436045309pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investiga a inclusão educacional de crianças negras autistas no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, com ênfase nas percepções das mães sobre o processo de escolarização e os desafios enfrentados decorrentes da intersecção entre raça e deficiência. Desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa parte de um horizonte teórico fundamentado em um quadro epistemológico crítico, que integra as perspectivas feministas negras, os estudos críticos sobre raça e as abordagens decoloniais. Esses referenciais permitem analisar como o racismo e as barreiras impostas pela deficiência afetam a vida escolar e social dessas crianças e de suas famílias. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com mães de crianças negras com autismo. As entrevistas são analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar padrões e significados relacionados às vivências dessas mães. Os resultados mostram que a combinação de racismo e deficiência resulta em um cenário de múltiplas opressões, o que exige uma sobrecarga emocional e significativa para essas mães. Este estudo destaca barreiras estruturais e sociais enfrentadas, enfatizando como o racismo e o capacitismo interagem para agravar a marginalização dessas crianças no ambiente escolar. As mães relatam que o ambiente escolar muitas vezes reforça estereótipos e práticas excludentes, tanto por parte dos profissionais da educação quanto por meio de políticas institucionais que não consideram as especificidades de suas crianças. Assim, este estudo demonstra que a inclusão efetiva dessas crianças requer não apenas ajustes nas políticas educacionais, mas também uma transformação nas atitudes institucionais, com a adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e antirracistas. As conversas com as participantes indicam que, para elas, a luta por uma educação que valorize e afirme a identidade de seus/as filhos/as é contínua e repleta de desafios. O estudo propõe a necessidade de formação crítica e constante para educadores/as e gestores/as escolares sobre a intersecção entre racismo e capacitismo. Além de fornecer uma base crítica para a formulação de políticas que promovam um sistema educacional mais justo e inclusivo, a fim de reconhecer e abordar as identidades interseccionais das crianças e suas famílias.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Georgina Helena Lima
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem