• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas maternas acerca do processo de escolarização de crianças negras com Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso em Pelotas, RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Isabel_Silveira_Dissertação.pdf (1.683Mb)
Data
2024-09-30
Autor
Silveira, Isabel Regina de Souza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo investiga a inclusão educacional de crianças negras autistas no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, com ênfase nas percepções das mães sobre o processo de escolarização e os desafios enfrentados decorrentes da intersecção entre raça e deficiência. Desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa parte de um horizonte teórico fundamentado em um quadro epistemológico crítico, que integra as perspectivas feministas negras, os estudos críticos sobre raça e as abordagens decoloniais. Esses referenciais permitem analisar como o racismo e as barreiras impostas pela deficiência afetam a vida escolar e social dessas crianças e de suas famílias. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com mães de crianças negras com autismo. As entrevistas são analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar padrões e significados relacionados às vivências dessas mães. Os resultados mostram que a combinação de racismo e deficiência resulta em um cenário de múltiplas opressões, o que exige uma sobrecarga emocional e significativa para essas mães. Este estudo destaca barreiras estruturais e sociais enfrentadas, enfatizando como o racismo e o capacitismo interagem para agravar a marginalização dessas crianças no ambiente escolar. As mães relatam que o ambiente escolar muitas vezes reforça estereótipos e práticas excludentes, tanto por parte dos profissionais da educação quanto por meio de políticas institucionais que não consideram as especificidades de suas crianças. Assim, este estudo demonstra que a inclusão efetiva dessas crianças requer não apenas ajustes nas políticas educacionais, mas também uma transformação nas atitudes institucionais, com a adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e antirracistas. As conversas com as participantes indicam que, para elas, a luta por uma educação que valorize e afirme a identidade de seus/as filhos/as é contínua e repleta de desafios. O estudo propõe a necessidade de formação crítica e constante para educadores/as e gestores/as escolares sobre a intersecção entre racismo e capacitismo. Além de fornecer uma base crítica para a formulação de políticas que promovam um sistema educacional mais justo e inclusivo, a fim de reconhecer e abordar as identidades interseccionais das crianças e suas famílias.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16149
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV