Da pedra ao amanhecer: a constituição do espaço educacional em Hulha Negra de 1944 a 1992
Resumen
A pesquisa investigou a constituição do espaço educacional em Hulha Negra entre 1944 e 1992, período em que o território era um distrito de Bagé e se caracterizou pela presença exclusiva de escolas rurais primárias. A educação emerge como um fator central para a emancipação do município, consolidando-se como elemento estruturante na organização social e na identidade local, mesmo diante das adversidades políticas, econômicas e estruturais. O estudo tem como objetivo compreender a evolução da educação no contexto das transformações socioeconômicas e culturais desse período, analisando a interação entre políticas educacionais, identidade municipal e estrutura social. Fundamentada na História Cultural, a pesquisa emprega abordagem qualitativa e método histórico-documental, guiando-se pelas categorias de município pedagógico, ruralismo pedagógico e cultura escolar. Para explicar o recorte temporal, adota-se a perspectiva de Glénisson (1986), que ressalta a necessidade de flexibilizar critérios de periodização para captar o significado das mudanças ao longo do tempo, evidenciando que a segmentação temporal não elimina características anteriores, mas as integra em novos contextos. Foram analisados arquivos escolares, legislações, jornais regionais e registros administrativos para compreender como as decisões político-administrativas moldaram a educação e como os agentes locais – gestores, professores e famílias – ressignificaram políticas e práticas pedagógicas. Os resultados demonstram que, apesar da precariedade infraestrutural e da centralização das diretrizes educacionais, a educação foi um vetor de coesão social, promovendo a construção da escola rural como espaço de socialização e mediação cultural. A pesquisa contribui para a historiografia da educação ao destacar a importância das escolas rurais na constituição de práticas e discursos educacionais, oferecendo subsídios para compreender a relação entre Estado, território e educação em contextos periféricos, além de fornecer elementos para o aprimoramento das políticas educacionais externas para realidades rurais