• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Cultura do trabalho na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT / PROEJA) : tensões e disputas a partir da economia solidária e do empreendedorismo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Guilherme_Oliveira_Tese.pdf (2.933Mb)
Data
2024-12-20
Autor
Oliveira, Guilherme Brandt de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente tese, tendo por base teórico-metodológica o materialismo históricodialético, objetiva analisar como ocorre a disputa pela cultura do trabalho na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), tomando por base dois cursos da modalidade, sendo o primeiro marcado por conceitos e práticas de Economia Solidária e, o segundo, de Empreendedorismo. O campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com seus cursos técnicos de Agroecologia e de Comércio integrados ao ensino médio na modalidade EJA, constitui-se em locus privilegiado, uma vez que é o único do estado que oferta mais de um curso de EJA-EPT. Foi realizado um estudo sobre a situação da educação da classe trabalhadora no Brasil, principalmente da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional em seus contextos atuais. Da premissa de que o trabalho em sua forma assalariada se encontra em crise, conclui-se que há movimentos ligados ao capital e ao trabalho para ocupar este espaço, haja vista a necessidade dos sujeitos da classe trabalhadora de proverem sua existência. A partir disto, elaborou-se uma discussão acerca dos conceitos de Economia Solidária e de Empreendedorismo. A pesquisa se realizou via um estudo sobre a produção do conhecimento acerca de EJA-EPT no Brasil; um levantamento de dados acerca da EJA-EPT no Rio Grande do Sul, através de respostas a questões abertas e fechadas fornecidas pelas pessoas em função de coordenação de curso nos Institutos Federais do estado; uma análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Agroecologia e de Comércio do IFRS – Campus Restinga; e uma organização de entrevistas junto a docentes, guiadas por um roteiro semiestruturado. Como achados, identificouse a presença já forte do Empreendedorismo nos currículos de EJA-EPT, frente à qual cabe organizar a disputa, afirmando a curricularização da Economia Solidária como resposta possível da classe trabalhadora. Conclui-se que os sujeitos da EJA têm a necessidade imediata de produzir sua própria existência, de forma a ser preciso que as instituições de ensino lhes ofereçam não apenas a denúncia da perversidade estrutural do capitalismo, mas também lhes anunciem a existência de respostas concretas que possam lhes garantir renda e, ao mesmo tempo, outra sociabilidade possível. Para isto, faz-se necessário o diálogo vivo e organizado das instituições educativas com movimentos e sujeitos da Economia Solidária, a fim de construir uma cultura do trabalho de novo tipo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16341
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV