Solidariedade e educação: um diálogo com o pensamento de Hugo Assmann
Abstract
Esta pesquisa busca estabelecer uma base interpretativa do processo de inclusão da solidariedade na dinâmica dos desejos das pessoas, mediada pela educação, a partir do pensamento de Hugo Assmann. A noção de solidariedade tem sido tratada como indispensável no discurso acerca de uma sociedade democrática que pretenda a efetivação da justiça social. Primeiramente, Assmann chega a um diagnóstico de que a sociedade atual, fortemente marcada pelo capitalismo neoliberal, reduz as relações humanas às relações mediadas pelo interesse do mercado. A partir disso, elabora a sua concepção educacional, dedicando-se a pensar uma prática educacional que possa superar essa realidade. Nesse sentido, ele procura na educação a condição de possibilidade para a efetivação de uma sociedade mais inclusiva, uma sociedade onde caibam todos. Assmann tem como intuito defender a tese de que o compromisso da educação é educar para uma sensibilidade solidária. Somente uma educação para a solidariedade pode fazer frente à cultura de mercado e sua lógica de exclusão, configurando-se, assim, como a tarefa social mais necessária na busca pela conscientização e emancipação. Entretanto, para a efetivação de uma outra lógica, é preciso que o desejo de solidariedade se apresente como necessidade vital nas relações humanas e sociais. O método utilizado para a realização deste trabalho foi o dialético, a técnica de pesquisa foi a bibliográfica, intermediados pela interpretação crítico-filosófica.