• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Solidariedade e educação: um diálogo com o pensamento de Hugo Assmann

Thumbnail
View/Open
Jefferson_Silveira_Tese.pdf (838.1Kb)
Date
2024-12-19
Author
Silveira , Gefferson Silva da
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa busca estabelecer uma base interpretativa do processo de inclusão da solidariedade na dinâmica dos desejos das pessoas, mediada pela educação, a partir do pensamento de Hugo Assmann. A noção de solidariedade tem sido tratada como indispensável no discurso acerca de uma sociedade democrática que pretenda a efetivação da justiça social. Primeiramente, Assmann chega a um diagnóstico de que a sociedade atual, fortemente marcada pelo capitalismo neoliberal, reduz as relações humanas às relações mediadas pelo interesse do mercado. A partir disso, elabora a sua concepção educacional, dedicando-se a pensar uma prática educacional que possa superar essa realidade. Nesse sentido, ele procura na educação a condição de possibilidade para a efetivação de uma sociedade mais inclusiva, uma sociedade onde caibam todos. Assmann tem como intuito defender a tese de que o compromisso da educação é educar para uma sensibilidade solidária. Somente uma educação para a solidariedade pode fazer frente à cultura de mercado e sua lógica de exclusão, configurando-se, assim, como a tarefa social mais necessária na busca pela conscientização e emancipação. Entretanto, para a efetivação de uma outra lógica, é preciso que o desejo de solidariedade se apresente como necessidade vital nas relações humanas e sociais. O método utilizado para a realização deste trabalho foi o dialético, a técnica de pesquisa foi a bibliográfica, intermediados pela interpretação crítico-filosófica.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16342
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV