Show simple item record

dc.creatorSilveira , Gefferson Silva da
dc.date.accessioned2025-06-27T00:20:09Z
dc.date.available2025-06-26
dc.date.available2025-06-27T00:20:09Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.identifier.citationSILVEIRA, Gefferson Silva da. Solidariedade e Educação: um diálogo com o pensamento de Hugo Assmann. Orientador: Jovino Pizzi. 2024. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16342
dc.description.abstractEsta investigación busca establecer una base interpretativa del proceso de inclusión de la solidaridad en la dinámica de los deseos de las personas, mediada por la educación, a partir del pensamiento de Hugo Assmann. La noción de solidaridad ha sido tratada como indispensable en el discurso sobre una sociedad democrática que pretenda la efectividad de la justicia social. En primer lugar, Assmann llega a un diagnóstico de que la sociedad actual, fuertemente marcada por el capitalismo neoliberal, reduce las relaciones humanas a las relaciones mediadas por el interés del mercado. A partir de eso, elabora su concepción educativa, dedicándose a pensar una práctica educativa que pueda superar esa realidad. En este sentido, busca en la educación la condición de posibilidad para la realización de una sociedad más inclusiva, una sociedad donde todos caben. Assmann tiene como objetivo defender la tesis de que el compromiso de la educación es educar para una sensibilidad solidaria. Solo una educación para la solidaridad puede hacer frente a la cultura de mercado y su lógica de exclusión, configurándose así como la tarea social más necesaria en la búsqueda de la conciencia y la emancipación. Sin embargo, para la efectividad de otra lógica, es necesario que el deseo de solidaridad se presente como una necesidad vital en las relaciones humanas y sociales. La metodología del trabajo se da exclusivamente a partir de la búsqueda bibliográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed at establishing an interpretative basis for the process of including solidarity in the dynamics of people's desires, mediated by education, based on Hugo Assmann's thinking. The notion of solidarity has been treated as indispensable in the discourse about democratic society that aims at achieving social justice. Firstly, Assmann diagnosis that today's society, strongly marked by neoliberal capitalism, reduces human relations to relations mediated by the interests of the market. Based on this, he elaborates his educational conception, dedicating himself to think about an educational practice that can overcome this reality. In this sense, he aimed in the education as the condition of possibility to accomplish a more inclusive society, a society where everyone can become equal. Assmann's aim at defending the thesis that education's commitment is to educate for sensitivity to solidarity. Only an education for solidarity can be up to the market culture and its logic of exclusion. Then it becomes the most necessary social task in the search for awareness and emancipation. However, in order to make a logic difference in this reality, the desire for solidarity must become a vital necessity in human and social relations. The method used to accomplish this work was hypothetical-deductive, and the research technique was bibliographical, mediated by philosophical interpretation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHugo Assmannpt_BR
dc.subjectSolidaritypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSolidaridadpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleSolidariedade e educação: um diálogo com o pensamento de Hugo Assmannpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5457580725775500pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8367592283546125pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca estabelecer uma base interpretativa do processo de inclusão da solidariedade na dinâmica dos desejos das pessoas, mediada pela educação, a partir do pensamento de Hugo Assmann. A noção de solidariedade tem sido tratada como indispensável no discurso acerca de uma sociedade democrática que pretenda a efetivação da justiça social. Primeiramente, Assmann chega a um diagnóstico de que a sociedade atual, fortemente marcada pelo capitalismo neoliberal, reduz as relações humanas às relações mediadas pelo interesse do mercado. A partir disso, elabora a sua concepção educacional, dedicando-se a pensar uma prática educacional que possa superar essa realidade. Nesse sentido, ele procura na educação a condição de possibilidade para a efetivação de uma sociedade mais inclusiva, uma sociedade onde caibam todos. Assmann tem como intuito defender a tese de que o compromisso da educação é educar para uma sensibilidade solidária. Somente uma educação para a solidariedade pode fazer frente à cultura de mercado e sua lógica de exclusão, configurando-se, assim, como a tarefa social mais necessária na busca pela conscientização e emancipação. Entretanto, para a efetivação de uma outra lógica, é preciso que o desejo de solidariedade se apresente como necessidade vital nas relações humanas e sociais. O método utilizado para a realização deste trabalho foi o dialético, a técnica de pesquisa foi a bibliográfica, intermediados pela interpretação crítico-filosófica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pizzi, Jovino
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record